Afirma o arcebispo de Westminster numa carta ao ministro de Assuntos Exteriores britânico
O cardeal Murphy-O’Connor, arcebispo de Westminster, exigiu a intervenção do ministro britânico de Assuntos Exteriores, Jack Straw, para que se elimine a cláusula do projecto da Constituição iraquiana que retira aos cristãos e a outras minorias os seus direitos fundamentais.
O purpurado enviou uma carta ao ministro depois dos líderes cristãos do Iraque darem um sinal de alarme sobre o Artigo 2 do projecto da constituição aprovado a 25 de Agosto e que deverá ser submetido a referendo
O artigo estabelece que «não se pode aprovar nenhuma lei que contradiga as regras do islão». Ainda que os líderes cristãos “não ponham em questão que Iraque seja um país islâmico, nem objectem que o islão seja considerado uma fonte de legislação entre outras, estão alarmados com esta frase” - reconheceu o cardeal Murphy O’Connor na carta.
O cardeal adverte que, se se mantiver a cláusula, poderão verificar-se “consequências devastadoras” para a minoria cristã do Iraque. A Constituição, alerta, constitui «uma autêntica ameaça para a liberdade religiosa». O projecto será submetido ao voto popular e depois deverá ser ratificado pela Assembleia a 15 de Outubro.