Após o recente pedido de entrada da UNDA – SIGNIS do Brasil (com cerca de 200 rádios), acaba também de solicitar a filiação na VOX – Associação Mundial das Rádios de Inspiração Cristã de Expressão Portuguesa - a Rádio Vaticana, em carta datada na cidade do Vaticano, em 2 de Outubro de 2003. Assim, o P. Federico Lombardi, S.J., Director de Programas, enviou uma missiva ao P.
Armando Duarte, Presidente da Direcção da VOX, em que expressava tal intenção: “Em nome da Rádio Vaticana, com a autorização do Director Geral, Padre Pasquale Borgomeo, e em seu nome, apresento pedido para que a Rádio Vaticana seja admitida na Associação VOX, como «Rádio associada apoiante», de acordo com o artº 3º, nº 3º dos estatutos”. Informa ainda que a Rádio Vaticana tem quatro
programas diários em língua portuguesa, dirigidos para a Europa, a África e o Brasil, pelo que “está interessada em cultivar os contactos com com as rádios lusófonas dos diversos continentes e em colaborar o mais possível com elas”.
Naturalmente que esta rádio não é só lusófona, pois emite em variadíssimas línguas, mas cumpre integralmente os requisitos para que seja associada como apoiante, contribuindo para a realização dos objectivos da VOX. Igual orientação podem ter as outras rádios, emitindo também nas línguas locais,
quando tal se justifica. Assim, a língua portuguesa é um património comum, fomentando o encontro de culturas e promovendo a unidade dos povos. Neste novo areópago, podemos afirmar que “a minha pátria é a língua portuguesa”, e unir-nos nos mesmos valores com que damos ao Mundo um testemunho de unidade, um contributo decisivo para a paz e a harmonia das nações.
Com estas adesões, a VOX vê coroada de êxito a sua implantação, avançando agora para um apoio mais eficaz, indo ao encontro dos desígnios das rádios associadas nos cinco continentes, e continuando aberta a outras emissoras, que se exprimem em português na Europa e no Mundo. Irá também continuar atenta às vantagens de várias parcerias internacionais e ser porta voz das aspirações das suas associadas, particularmente junto de instituições europeias e internacionais.
P. Armando Duarte