O canal em FM da Rádio Vaticano, "One-O-Five Live", teve uma resposta acima das expectativas ao lançamento da opção de “Podcasting” para os arquivos de som que transmite em italiano e inglês.
Um “podcast” é um arquivo de áudio distribuído mediante um arquivo RSS; este é parte da família dos formatos XML, desenvolvido especificamente para sites de notícias e blogues que se actualizam com frequência, permitindo partilhar a informação.
A emissora pontifícia transmite actualmente em mais de 40 idiomas em todos os países do mundo, em onda longa, média e curta. Nos últimos quatro anos, é possível aceder aos seus canais através da emissão on-line (www.radiovaticana.org).
Apesar desta possibilidade, seria sempre necessário estar ligado ao computador ou ter um rádio à mão em horários precisos. Agora, graças aos últimos desenvolvimentos das tecnologias, os ouvintes simplesmente podem ligar os próprios dispositivos “iPod” ao computador, descarregar os programas de áudio que deseja, mesmo depois da sua emissão, e ouvir a “voz do Papa” em qualquer lugar, utilizando um aparelho capaz de reproduzir estes arquivos de som.
Sean-Patrck Lovett, diretor de “One-O-Five Live” reconhece que se inspirou para esta iniciativa num jovem estudante seu. “Nas 24 horas seguintes ao lançamento registamos aproximadamente mil downloads”, confirmou à agência Zenit.
Tudo isto foi feito sem publicidade alguma, “coisa que nos disse muito sobre quem nos estava a ouvir”, refere o responsável, tendo em vista os jovens, mais habituados à utilização dos iPod.