Terminou ao final da manhã de hoje, 17 de Janeiro, o congresso anual da Associação de Reitores de Santuários (A.R.S) de França, que reuniu pela primeira vez em Portugal, a convite do Reitor do Santuário de Fátima, participante habitual nos congressos desta associação francesa, fundada em 1974.
O tema proposto à reflexão dos participantes, a marcar todas as conferências e reuniões realizadas, foi ”Misericórdia… Reconciliação… Perdão… Compaixão… Reparação”.
Participaram no Congresso 108 representantes de 75 santuários franceses, um santuário suíço e um outro da Bélgica. Durante a tarde de ontem, dia 16, juntaram-se ao grupo francês 19 reitores de santuários portugueses, que acordaram estudar a possibilidade da criação de uma associação de reitores de santuários de Portugal.
A celebração Eucarística da manhã de hoje, celebrada na Igreja Paroquial de Fátima, foi presidida pelo Arcebispo de Toulouse e representante da Conferência Episcopal Francesa neste encontro, D. Robert Le Gall.
D. Le Gall, durante a homilia, sublinhou o valor da dimensão sacrificial da vida cristã, em amor e em união a Jesus Cristo. O prelado apelou ao amor consolador a Jesus, ao Sagrado Coração de Jesus.
“Devemos consolar a Deus, como fez o pequeno Francisco nesta Igreja quando rezava a Jesus Escondido”, afirmou o Bispo, sublinhando que esta atitude de consolação deve ser de humildade, de entrega.
Neste sentido, D. Le Gall disse ter registado com agrado a presença do monumento ao Sagrado Coração de Jesus no centro da esplanada do recinto do Santuário de Fátima, como um convite aos fiéis “porque Deus consola o seu povo e nós consolamos a Deus”.
Após a celebração da Missa, e a visita à Igreja Paroquial, onde se encontra a pia onde foram baptizados os Três Videntes de Fátima, o grupo visitou Aljustrel e os Valinhos e também as obras de construção da Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima.