Vaticano

Rio+20: Organizações católicas de desenvolvimento apontam falhas no atual texto de conclusões

Agência Ecclesia
...

Responsáveis da CIDSE alertam para eventualidade de um «fracasso histórico» na defesa do ambiente

Lisboa, 21 jun 2012 (Ecclesia) – A CIDSE, aliança católica internacional de agências de desenvolvimento, apontou hoje “falhas” ao texto de conclusões que está a ser discutido na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no Rio de Janeiro, Brasil.

"Se o texto permanecer como está, esta conferência será um fracasso histórico. As pessoas mais pobres e vulneráveis vão ser os primeiros a pagar", refere o secretário-geral da CIDSE, Bernd Nilles, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

As organizações católicas de desenvolvimento da Europa e da América do Norte - nas quais se inclui a Fundação Fé e Cooperação (FEC), de Portugal – lamentam a “falta de vontade “dos líderes políticos e dizem que “o futuro para todos os seres humanos e para o planeta se apresente sombrio”.

Antonio Manganella da CCFD-Terre Solidaire (organização francesa, membro da CIDSE) afirma que "o texto dá prioridade aos mercados e ao crescimento, e apresenta como remédio para todos os males, a inclusão do setor privado na governação e cooperação internacional”.

"Não há menção a medidas de regulação para combater as alterações climáticas, apenas incentivos para o investimento privado na agricultura ", refere Anika Schroeder da Misereor (organização alemã, membro da CIDSE).

Para CIDSE, os desafios sociais, ambientais e económicos do desenvolvimento “exigem um único quadro de desenvolvimento integrado após 2015”, meta final para os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Antes do início da 'Rio+20', que se conclui esta sexta-feira, mais de 50 líderes da Igreja Católica e da sociedade civil de todos os continentes publicaram uma declaração conjunta, na qual apelam aos líderes mundiais para que trabalhem em prol de um mundo efetivamente sustentável e justo.

A cimeira assinala o 20.º aniversário da conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que decorreu no Rio de Janeiro no início de 1992.

OC



Meio Ambiente