Santa Sé participa em conferência sobre clima
Uma delegação encabeçada por D. Silvano Maria Tomasi, observador permanente da Santa Sé junto dos serviços da ONU, em Genebra, está presente na Conferência Mundial sobre o Clima, a decorrer na cidade suíça.
O encontro, que reúne 2500 autoridades e especialistas no assunto, teve início ontem. Segundo o director-geral da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), Michel Jarraud, os participantes discutirão medidas para melhorar a previsão do tempo a longo prazo, especialmente na África e nas nações em desenvolvimento.
A Conferência de Genebra não é parte do processo da Conferência de Copenhaga, que, em Dezembro deste ano, procurará obter um acordo mundial para substituir o Protocolo de Quioto, prevendo cortes nas emissões de gases causadores do efeito estufa.
Porém, os envolvidos no encontro desta semana ressaltam a importância do evento para auxiliar todos os países a obterem informações para adaptação às condições climáticas extremas previstas pelo aquecimento global.
A reunião desta semana discute um documento chamado "Estrutura Global para Serviços Climáticos", que pode moldar decisões sobre água, agricultura, pesca, florestas, transporte, turismo, energia e preparo para desastres naturais. Não estão previstos pronunciamentos da delegação da Santa Sé.
Santa Sé