O Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil estão reunidos em São Paulo com os delegados de ecumenismo das Conferências Episcopais da América Latina e um grupo representativo de Bispos brasileiros para estudar a realidade pentecostal na América Latina.
Ao anunciar o encontro, um comunicado emitido pelo CELAM explica que «o ecumenismo pede um diálogo aberto, sincero e que possibilite desde o encontro processos de fraternidade na pessoa de Jesus Cristo, para com a força do Espírito Santo, poder chegar a espaços de unidade e de comunhão pelo bem de nosso continente».
O encontro conta com a participação do cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
«Não podemos esquecer que todo o diálogo ecuménico começa com a necessidade de conhecer o outro e é por isso que queremos aprofundar sobre a realidade Pentecostal, que chegou a este Continente Latino-Americano no final do ano 1908 e que hoje nos motiva um estudo fraterno, para fazer da Igreja “casa e escola de comunhão”», afirma o comunicado.
«No ano 1972, houve a primeira reunião ecuménica pentecostal na cidade de Roma e, se bem que os Pentecostais não contassem com uma estrutura sólida, apresentava-se um grupo de pessoas representativas que faziam uma ponte para o diálogo e o mútuo entendimento», informa o CELAM.
O encontro quer também «analisar a realidade pentecostal e as estratégias a seguir para futuros diálogos», «conhecer as alternativas ecuménicas para um diálogo pentecostal» e «recolher os processos e avanços positivos que vieram desenvolvendo os pentecostais em nosso continente para somá-lo a nossa realidade pastoral».