"Javier, adoração e doação” é o slogan das tradicionais peregrinações conhecidas como “Javieradas”, que se celebram na Espanha de 6 a 12 de Março, organizadas pela Delegação para as Missões e pelo SCAM (Serviço Conjunto de Animação Missionária).
Estas peregrinações, que se realizam todos os anos de diversos pontos de Navarra até o Castelo de Javier, onde nasceu o Padroeiro das Missões, São Francisco Xavier, constituem uma das mais importantes manifestações da religiosidade popular, reunindo anualmente cerca de 60.000 pessoas.
Esta edição das “Javieradas”, que é a 65ª, insere-se nos preparativos para a comemoração do V Centenário do nascimento de São Francisco Xavier, cujas celebrações se iniciam no dia 3 de Dezembro de 2005.
O Vigário Geral da diocese de Pamplona, D. Luis Oroz, apresentando as Javieradas deste ano, afirmou que são sempre “uma nova oportunidade de conversão, mesmo que tenham sempre como meta o mesmo lugar, porque qualquer ano é diferente, porque a nossa vida é diferente”.
Na carta que o Arcebispo de Navarra, D. Fernando Sebastián, publicou para as Javieradas, com o título de “Francisco Xavier, Mestre de Vida”, revela-se a importância da sua figura como ponto de referência para todos, e especialmente com o aproximar-se do aniversário do seu nascimento. “Francisco Xavier não voltou atrás. Andou até aos limites do mundo conhecido, para anunciar a mensagem de Jesus Cristo. Em dez anos, abriu estradas inesperadas para a difusão do Evangelho de Jesus”, lembrou.