Vaticano

Sínodo: Participantes pedem mais atenção à mensagem positiva sobre o matrimónio

Agência Ecclesia
...
Sínodo dos Bispos (news.va)
Sínodo dos Bispos (news.va)

Várias intervenções deixaram propostas de alteração ao texto do relatório intermédio

Cidade do Vaticano, 14 out 2014 (Ecclesia) - O Vaticano publicou hoje uma síntese das intervenções da 11ª sessão de trabalhos do Sínodo dos Bispos, na qual foram feitas várias propostas de alteração ao texto do relatório intermédio apresentado na segunda-feira.

“Do Sínodo deveria surgir mais claramente a convicção de que o matrimónio indissolúvel, feliz, fiel para sempre, é belo, é possível e está presente na sociedade, evitando assim centrar-se principalmente nas situações familiares imperfeitas”, referiram os participantes citados pela sala de imprensa da Santa Sé.

A sessão de debate decorreu à porta fechada e sublinhou o “amor da Igreja pela família fiel a Cristo” e a capacidade das comunidades católicas de estarem junto das pessoas “em cada momento da sua vida”.

“Por trás dos desafios pastorais, há muitas pessoas que sofrem”, refere o Vaticano.

Os trabalhos, com a presença do Papa, abordaram a necessidade de “acentuar mais o tema da mulher, da sua tutela e importância para a transmissão da vida e da fé”.

“É necessário aprofundar e esclarecer a questão da ‘gradualidade’, que poderia dar origem a uma série de confusões: por exemplo, em relação ao acesso aos sacramentos dos divorciados que voltaram a casar, referiu-se que é difícil aceitar exceções sem que, na realidade, se tornem numa regra comum”, assinalaram os intervenientes no debate.

A síntese da sala de imprensa da Santa Sé adianta ainda que os presentes fizeram “notar que a palavra pecado quase não está presente” no relatório intermédio, apresentado pelo cardeal Péter Erdo, alertando para “o risco de se conformar com a mentalidade deste mundo”.

Em relação ao tema da homossexualidade, foi pedida “prudência” para que não se crie a “impressão de uma avaliação positiva dessa orientação, por parte da Igreja”.

A Secretaria Geral do Sínodo explicou hoje que o relatório intermédio é um "documento de trabalho" que resume as intervenções da primeira semana e que agora é proposto à discussão dos participantes, em grupos linguísticos.

Os trabalhos dos chamados 'círculos menores' vão decorrer até quinta-feira e o resumo das suas propostas serão publicadas nesse mesmo dia.

OC



Sínodo dos Bispos