Crianças de rua, submetidas à exploração e violências de suas famílias: estes são os hóspedes do centro de acolhimento “Arnold Janssen” de Luanda. O centro nasceu em 1993, de uma iniciativa do Padre verbita argentino Horacio Caballero, das Irmãs Danuta Bunko (SSpS) e Erlinda Moron (SSpS), e de um grupo de jovens voluntários da Paróquia de Cristo Rei, em Luanda.
No início, o Centro possuía somente barracas provisórias, e em 1994, a Arquidiocese de Luanda ofereceu um terreno, no qual foi construída a sede actual.
O centro Arnold Janssen tem como objectivo permitir que estas crianças sejam e se sintam amadas, respeitadas nos seus direitos, e reconhecidas como cidadãs, seres humanos e filhos de Deus.
Nesse sentido, o Centro age a fim de que crianças e jovens sejam reintegrados e aceites nas suas famílias e na sociedade, aprimorando suas capacidades e fazendo-os sentir actores na reconstrução do País. Actualmente, 338 menores, dos 5 aos 17 anos, são assistidos pelo Centro.
Os agentes do Centro aproximam-se das crianças directamente nas ruas, onde se realiza o contacto inicial com os assistentes sociais e com a direcção do Centro. Em seguida, os pequenos que decidem ser inseridos no programa de ajuda são acolhidos.
As crianças acompanham estudos escolares e de formação profissional, religiosa e moral, além de receber assistência médica. O Centro se encarrega também da sua reintegração na família.
Com esse objectivo, os agentes do Centro coordenam actividades junto das famílias, comunidade local e a escola na qual a criança irá estudar, para preparar seu retorno ao ambiente de origem. Tenta-se oferecer ajuda económica às famílias que hospedam os jovens.