Vaticano

Vaticano: Francisco e Bento XVI juntos na abertura de encontro mundial dos avós

Agência Ecclesia
...
(Lusa)
(Lusa)

Iniciativa reúne 40 mil idosos de 20 países na Praça de São Pedro

Cidade do Vaticano, 28 set 2014 (Ecclesia) - Bento XVI e o Papa Francisco encontraram-se hoje no Vaticano durante a abertura do encontro que reúen 40 mil avós e idosos de 20 países na Praça de São Pedro.

"Agradecemos a presença do Papa emérito Bento XVI. Disse já muitas vezes que gostava que ele morasse no Vaticano, porque era como ter um avô sábio em casa", disse Francisco.

O Papa emérito esteve presente no momento de testemunhos e de diálogo entre avós e netos que antecede a Missa, durante cerca de uma hora, entre as 09h30 e as 10h30 (menos uma em Lisboa).

Esta ‘jornada mundial’ dos avós promovida pelo Conselho Pontifício para a Família (Santa Sé) levou ao Vaticano um casal iraquiano, refugiado em Erbil, casados há 51 aos.

O encontro internacional tem como tema ‘A bênção de uma vida longa’ e inclui uma Missa presidida por Francisco às 10h30 locais (menos uma em Lisboa), na Praça de São Pedro.

Após a cerimónia, vai ser distribuído aos presentes um exemplar do Evangelho segundo São Marcos, em “carateres grandes”, adiantou também o CPF.

O arcebispo Vincenzo Paglia, presidente deste organismo da Santa Sé, inaugurou o encontro, apresentando Bento XVI como "o primeiro avó entre os avós", e observou que muitas vezes a velhice é vista como uma fragilidade que condena as pessoas, na sociedade atual.

A abertura musical, à chegada do Papa Francisco, estevea cargo do tenor italiano Andrea Bocelli.

OC



Bento XVI