O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, disse hoje à rádio pública italiana que a Santa Sé está disponível para uma mediação que permita salvar Najaf.
“Se nos for pedido, João Paulo II aceitará de boa vontade está mediação. O importante é que todas as partes possam falar em volta de uma mesa”, referiu.
“A acção do Papa e da Santa Sé é sempre de mediação, mesmo que não o seja num sentido técnico. O direito internacional prevê que uma tal mediação seja pedida pelos Estados”, acrescentou.
O responsável admitiu, contudo, que “há outras formas de mediação mais próximas daquilo que chamamos bons ofícios. Trata-se de uma acção concreta de mediação, destinada a encorajar as partes a falar, e nós estamos sempre disponíveis para essa acção”.
O Secretário de Estado do Vaticano qualificou os assassinatos que afectam o Iraque desde há alguns meses “uma desonra para o Islão e o nobre povo iraquiano”.
“Exigimos o respeito do carácter sagrado da cidade de Najaf e, ao mesmo tempo, condenamos qualquer forma de violência”, esclareceu o Cardeal Sodano.