O presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais louvou o importante serviço prestado à comunidade católica e à sociedade em geral pelo semanário católico russo «Svet Evangelia» por ocasião do seu 10º aniversário.
Numa mensagem ao arcebispo Tadeusz Kondrusiewicz - presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Rússia - e ao director de «Svet Evangelia» - Victor Khroul -, D. John Patrick Foley aponta as potencialidades dessa publicação.
“Uma excelente publicação católica é capaz de realizar um número de funções na comunidade católica e na sociedade em geral”, expressa o arcebispo americano.
De acordo com o presidente do Dicastério, uma publicação católica local, com respeito à comunidade em geral, também pode “promover o entendimento entre as Igrejas cristãs” e “proporcionar uma fonte fiável de informação aos interessados em saber em que crêem os católicos e o que fazem no nome de Jesus para ajudar os pobres, os necessitados, os jovens e os anciãos”.
O organismo do Vaticano outorgou à publicação o Prémio «Tito Brandsma» 2004 em reconhecimento aos esforços da redacção por promover a justiça, a paz, a unidade e o diálogo entre Igrejas e religiões, após décadas de ateísmo de Estado.
Primeiros católicos de ex-república soviética laçam página Web
A nascente comunidade católica da ex-república soviética do Tadjiquistão lançou um site na Web para dar a conhecer mundo os seus esforços evangelizadores.
Conforme informaram os porta-vozes da comunidade, o site www.catholic.tj foi publicado “por ocasião do sétimo aniversário da Missão Sui Iuris no Tadjiquistão e da Festa da Padroeira das Missões, Santa Teresa do Menino Jesus”. A versão em espanhol se encontra em http://www.catholic.tj/spanish/principal.htm
O site oferece informação sobre o Tadjiquistão, a sua história, cultura e valores espirituais. “De modo particular queremos oferecer informação sobre o nascimento e desenvolvimento da Igreja Católica no nosso país, as nossas diversas actividades missionárias e paroquiais, e também diversos acontecimentos relacionados com a vida social e religiosa do Tadjiquistão”, destacaram.