Vaticano

Vaticano: Jubileu da Misericórdia já atraiu «mais de 15 milhões de peregrinos»

Agência Ecclesia
...
DR
DR

Cerimónia de canonização de Madre Teresa de Calcutá foi uma das iniciativas que levou mais pessoas a Roma

Cidade do Vaticano, 09 jun 2016 (Ecclesia) – O Jubileu da Misericórdia, que a Igreja Católica está a viver, já levou ao Vaticano “mais de 15 milhões de peregrinos”, adiantou hoje a Santa Sé.

Em declarações à Rádio Vaticano, o padre Geson Sylva, membro do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, considera este número como “incrível” e destaca o facto do fluxo de pessoas sempre ter sido constante, mesmo num mês de agosto por exemplo, que é tradicionalmente dedicado às férias.

“As pessoas que vêm representam um sinal de graça e ensinam o quanto é importante a misericórdia em todo o mundo. Nestes meses finais, teremos ainda mais peregrinos”, antecipou o sacerdote.

O Jubileu da Misericórdia foi lançado pelo Papa Francisco a 13 de março de 2015 e começou no dia 08 de dezembro, como forma de exprimir a misericórdia da Igreja Católica por todas as periferias existenciais.

“Desde os mais pobres aos que sofrem, passando pelos marginalizados e todos aqueles que precisam de um sinal de ternura”, salientou na altura a Santa Sé.

Para o padre Geson Sylva, agora que se aproxima o final do evento (20 de novembro) importa “continuar no caminho da misericórdia”.

“Quando a Porta Santa se fechar, a misericórdia vai prevalecer. E isto é muito importante. Depois veremos como promover a misericórdia, no contexto da nova evangelização. Na minha opinião, esta será a próxima etapa”, sustentou.

O número de peregrinos que se deslocou até agora ao Vaticano, no contexto deste Ano Santo, é calculado a partir da inscrição que é necessária fazer para atravessar a Porta Santa da Basílica de São Pedro e para participar nos eventos jubilares.

Uma das iniciativas que mais contribuiu recentemente para o aumento do número de peregrinos em Roma foi a canonização de Madre Teresa de Calcutá, que teve lugar no dia 04 de setembro.

Outros eventos em destaque foram a exposição dos corpos do padre Pio de Pietralcina e de São Leopoldo Mandic; e as audiências extraordinárias do Papa Francisco, integradas no jubileu, uma vez por mês ao sábado.

Até hoje houve 26 anos santos ordinários e dois extraordinários (anos santos da Redenção): em 1933 (Pio IX) e 1983 (João Paulo II).

JCP



Jubileu da Misericórdia