Vaticano

Vaticano: Papa convida a celebrar o Natal para lá dos preparativos exteriores

Agência Ecclesia
...

Bento XVI propõe aos católicos que visitem quem está só, doente ou vive momentos difíceis

Cidade do Vaticano, 23 dez 2012 (Ecclesia) – Bento XVI afirmou hoje no Vaticano que a celebração do Natal tem de ultrapassar a preocupação pelos “preparativos exteriores” e o aspeto “superficial”, convidando ao acolhimento de quem sofre.

“Onde há acolhimento recíproco, escuta, o dar espaço ao outro, aí há Deus e a alegria que vem dele. Imitemos Maria no tempo de Natal, visitando os que vivem uma situação de dificuldade, em particular os doentes, os presos, os idosos e as crianças”, disse o Papa na recitação da oração do Angelus, na Praça de São Pedro.

A catequese do último domingo do Advento, tempo que prepara a celebração natalícia no calendário católico, partiu da visita de Maria à sua prima Isabel, mãe de João Baptista, que a acolheu como “o próprio Deus”: “Sem desejá-lo nunca conheceremos o Senhor, sem esperá-lo não o encontraremos, sem procura-lo não o encontraremos”.

“A exultação de João no seio de Elisabete é sinal do cumprimento da espera: Deus vai visitar o seu povo”, acrescentou.

Bento XVI pediu orações para que “todos os homens procurem Deus, descobrindo que é o próprio Deus a vir visitar” cada um, “no mistério do seu Natal”.

Nas saudações em várias línguas, o Papa sublinhou a importância de os fiéis serem capazes de “fortalecer” a sua fé a partir da celebração do nascimento de Jesus.

“Desejo a cada um de vós - e de modo particular às pessoas que se sentem sós, aos doentes, aos que têm de enfrentar as dificuldades da vida – paz, calor e amor; para todos, esperança, perdão e reconciliação”, declarou, antes de se despedir com votos de “muita serenidade” para as festas do Natal.

OC



Natal