Vaticano

Vaticano: Papa desafia católicos a viver segundo «regra de ouro» do amor

Agência Ecclesia
...
Foto Lusa
Foto Lusa

Francisco sublinha perigo de uma existência centrada em si próprio

Cidade do Vaticano, 03 set 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco desafiou hoje os católicos a viver a “regra de ouro” do amor, num encontro de oração com peregrinos na Praça de São Pedro, Vaticano.

“A regra de ouro que Deus inscreveu na natureza humana criada em Cristo é a regra de que só o amor dá sentido e felicidade à vida”, referiu.

A intervenção alertou para os perigos de uma existência fechada em si próprio.

“Gastar os próprios talentos, as energias e o tempo apenas para se salvar, proteger e realizar a si mesmo conduz, na realidade, a perder-se, ou seja, a uma existência triste e estéril”, assinalou.

O Papa falou da experiência dos primeiros discípulos de Jesus e da tentação de apresentar um “Cristo sem cruz”, procurando fugir das dificuldades.

“Jesus recorda-nos que o seu caminho é o caminho do amor e não há verdadeiro amor sem sacrifício de si. Somos chamados a não nos deixarmos absorver pela visão deste mundo, mas a ter sempre cada vez mais consciência da necessidade e do esforço para nós, cristãos, de ir contra a corrente e em saída”, prosseguiu.

Após a oração, Francisco agradeceu aos peregrinos que levaram ao Vaticano um cartaz com votos de “boa viagem”.

O Papa desloca-se à Colômbia entre 6 e 11 de setembro, para uma visita centrada no tema da reconciliação, numa altura em que o país sul-americano está em processo de paz depois de mais de 50 anos de guerra civil.

OC



Papa Francisco