Vaticano

Vaticano: Várias sensibilidades presentes na escolha de responsáveis por nova fase dos trabalhos

Agência Ecclesia
...

Cidade do Vaticano, 12 out 2014 (Ecclesia) - Os trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre a família vão prosseguir segunda-feira com o relatório que sintetiza a semana de debates (‘relatio post disceptationem’) e com a discussão em grupos linguísticos, denominados ‘círculos menores’.

Após mais de 260 intervenções nas sessões gerais de trabalho, durante a última semana, o texto desta segunda-feira é o ponto de partida para os dias finais de debate, que levarão à publicação do chamado ‘relatório do Sínodo’, documento conclusivo da assembleia extraordinária convocada pelo Papa.

Francisco decidiu reforçar a equipa de redação deste relatório final, da responsabilidade do relator-geral, cardeal Péter Erdo, do secretário-geral, cardeal Lorenzo Baldisseri, e do secretário-especial, D. Bruno Forte.

O Papa nomeou para este trabalho o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura; o cardeal Donald W. Wuerl, arcebispo de Washington (EUA); D. Victor Manuel Fernández, reitor da Pontifícia Universidade Católica da Argentina; D. Carlos Aguiar Retes, bispo de Tlalneplanta no México e presidente do CELAM – Conselho Episcopal Latino-Americano; D. Peter Kang U-Il, bispo de Cheju e presidente da Conferência Episcopal da Coreia; o padre Adolfo Nicolás, prepósito-geral da Companhia de Jesus.

Entretanto, para as primeiras reuniões dos círculos menores foram eleitos os moderadores e relatores, divididos pelas línguas francesa, inglesa, italiana e espanhola.

Os nomes incluem vários dos participantes que mais têm intervindo publicamente sobre os temas em debate, com sensibilidades diferentes relativamente a questões como, por exemplo, o acesso dos divorciados recasados à Comunhão.

Na lista encontram-se os cardeais Christoph Schoenborn, Robles Ortega, Martínez Sistach, Angelo Bagnasco, Wilfrid Napier ou Raymond L. Burke, entre outros.

D. Lorenzo Baldisseri explicou à Rádio Vaticano que nestes 20 grupos linguísticos “vão ser preparadas as integrações ao texto” final, até quinta-feira, e que o documento (relatio Synodi) vai ser votado no sábado e posteriormente e entregue ao Papa.

Ainda no sábado vai ser publicada a mensagem da assembleia sinodal e no domingo Francisco vai presidir à Missa conclusiva do Sínodo extraordinário, com a beatificação do Papa Paulo VI (1897-1978).

OC



Sínodo dos Bispos