Voluntariado: Bento XVI promove encontro com organizações católicas
Iniciativa convoca 160 pessoas de 25 paÃses para assinalar Ano Europeu
Cidade do Vaticano, 11 nov 2011 (Ecclesia) – Bento XVI recebe hoje um grupo de voluntários de várias organizações católicas, no final de uma iniciativa do Vaticano que visa assinalar o Ano do Voluntariado promovido pela União Europeia.
Segundo o portal de notícias news.va, a Santa Sé quer “agradecer a todos os fiéis que se empenham em numerosos organismos católicos de voluntariado em todos os países da Europa e encorajar o seu testemunho”.
A organização do encontro, que se iniciou esta quinta-feira, está a cargo do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ (CPCU), que convocou 160 pessoas de 25 países, entre bispos, delegados e representantes de organizações católicas.
O presidente do CPCU, cardeal Robert Sarah, disse aos jornalistas que as imagens de jovens voluntários a ajudar as vítimas das cheias em Génova, Itália, são um “sinal da comunhão e da solidariedade na dor” que estas pessoas são capazes de manifestar.
D. Giovanni Pietro Dal Toso, secretário do mesmo Conselho Pontifício, afirmou que o Papa entendeu ser “oportuno” assinalar o Ano Europeu do Voluntariado, agradecendo o “grande trabalho” feito por milhares de católicos, neste campo.
“Historicamente, o voluntariado é um fenómeno que nasce do Cristianismo como expressão, na caridade, da fé que temos. Esta é uma grande oportunidade que temos de manter viva e promover”, acrescentou.
O encontro com o Papa acontece, simbolicamente, no dia dedicado pelo calendário litúrgico a São Martinho, “um santo europeu e um santo da caridade”, segundo o secretário do CPCU.
“O voluntariado não nasce para criar estruturas, mas para responder às necessidades do homem em nome de Cristo”, diz D. Giovanni Pietro Dal Toso, para quem os voluntários têm a capacidade de “jogar em antecipação e ver mais em profundidade”, em relação aos Estados.
Para além de diversos organismos nacionais, foram convidados pelo Vaticano representantes de organismos internacionais, como a Caritas, as Conferências de São Vicente de Paulo, os Escuteiros e a Associação Voluntários pelo Serviço Internacional (Avsi).
OC
Santa Sé Bento XVI Ano Europeu do Voluntariado