Multimédia

Multimédia: Laboratório da Fé

Fernando Cassola Marques
...

http://labfe.pt/

No passado domingo, dia 27 de Novembro, iniciamos um novo ano litúrgico e com ele deu-se início ao tempo de preparação para o Natal, que denominamos de Advento. Palavra que no “mundo antigo indicava a visita do rei ou do imperador a uma província; e que na linguagem cristã se refere à vinda de Deus, à sua presença no mundo”, como nos explicou Bento XVI.

O evangelho desse domingo lembrava-nos que deveremos vigiar e orar em todo o tempo, para estarmos preparados para a vinda do Senhor, que se apresenta como Salvador.

Assim como forma de nos dispormos para essa segunda vinda, esta semana apresento uma proposta pensada para quem, como tantos de nós, utiliza os meios tecnológicos para rezar e meditar.

O projeto Laboratório da Fé nasceu há quatro anos na Arquidiocese de Braga no contexto do ano da Fé, continuando bem vivo e com propostas bem interessantes. Ao digitarmos o endereço www.labfe.pt encontramos um espaço extraordinariamente bem concebido quer ao nível gráfico bem como dos conteúdos que apresenta.

Em “sobre mim” descobrimos as razões para a existência de um projeto nesta área, nomeadamente que o grande inspirador foi S. João Paulo II.

Na opção “Fé”, dispomos de um trabalho de reflexão semanal (42 temas) que foi realizado a partir da Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual (Evangelii Gaudium), dividido em três partes (evangelizar, discípulos missionários e paróquias missionárias).

Por último em “liturgia” abrimos um manancial de meditações que nos transportam pelos vários tempos litúrgicos. Para o ano pastoral 2016/17 a proposta passa por “aprofundar a temática da fé contemplada, tendo Maria de Nazaré como modelo prioritário de fé e de contemplação”. Destaco naturalmente o item tempo do Advento onde nos é sugerido que o vivamos como uma “oportunidade para encontrar «um tempo diferente», um tempo preenchido pelo silêncio”, numa época em que a “predominância digital que caracteriza o nosso tempo carece de silêncio e, por conseguinte, de contemplação”.

Fica então aqui a sugestão para assim podermos viver melhor esta época, pois, como nos disse o Papa Francisco, “com o Advento todos nós nos colocamos em caminho, através do tempo, em direção a Jesus, ao seu Reino de justiça e de paz".

Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com