Açores: Bispo de Coimbra preside às festas em honra do Senhor Bom Jesus da Pedra
Em Vila Franca do Campo, na Ilha de São Miguel, entre 23 e 30 de agosto
Angra do Heroísmo, 22 ago 2017 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, vai presidir às festas deste ano do Senhor Bom Jesus da Pedra, entre 23 e 30 de agosto, em Vila Franca do Campo, na Ilha de São Miguel, Açores.
A informação é avançada pela edição de hoje da agência informativa ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, que destaca uma celebração que atrai sempre “milhares de pessoas à antiga capital da ilha de São Miguel” e que “a seguir ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada”, é “a festa religiosa que mais fieis congrega”.
“Trata-se de uma festa que extravasa o âmbito concelhio e chama a Vila Franca inúmeros cristãos, inclusive da diáspora”, pode ler-se.
No programa está prevista a “procissão da mudança da Imagem do Senhor Bom Jesus da Pedra, da igreja da Misericórdia para a igreja da Matriz”, no dia 26 de agosto.
Um momento que “será seguido de uma celebração da Palavra, pelo bispo de Coimbra” e por uma vigília que se prolongará até ao domingo, dia 27.
Nessa data haverá missa às 18h00, seguida de “procissão solene pelas principais ruas da Vila”.
De acordo com a mesma fonte, as festas em honra do Senhor Bom Jesus da Pedra são, “desde sempre”, responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo.
As cerimónias realizam-se no último domingo de agosto, “pelo menos desde 1903”, data da autorização do Papa Leão XIII para que as festividades fossem reconhecidas, como está expresso num documento da Sagrada Congregação dos Ritos, que a Santa Casa guarda no seu arquivo.
“Não é fácil precisar” quando começou o culto e as festas, mas “há uma lenda” que refere que a imagem Senhor da Pedra apareceu na praia do Corpo Santo “dentro de uma caixa de madeira”, “em data desconhecida”.
As duas imagens – a primitiva e a atual – representam a imagem do “Ecce Homo”, o Cristo coroado de espinhos, sentado numa pedra.
JCP
Diocese de Angra