Açores: Projeto «São Lucas» recolhe três toneladas de alimentos no Dia Mundial dos Pobres
Angra do Heroísmo, Açores, 20 nov 2017 (Ecclesia) – O Projeto São Lucas – Plano Integrado de Resposta à Pobreza de São José –, na Diocese de Angra, assinalou o primeiro Dia Mundial dos Pobres com uma recolha de alimentos que arrecadou “três toneladas” este sábado e domingo.
“Estima-se que o valor total dos bens angariados ronde os 4000€ e que este stock alimentar ajude as famílias beneficiárias nos próximos cinco meses”, revelaram os responsáveis do projeto em Ponta Delgada, ao sítio online ‘Igreja Açores’.
A recolha de alimentos contou com a colaboração de cerca de 25 voluntários de vários movimentos da Paróquia de São José - Conferência Vicentina; Catequese; Pastoral Familiar e Centro Paroquial de Bem-Estar Social de José - e jovens do Clube Rotaract.
O Plano Integrado de Resposta à Pobreza de São José, na Diocese de Angra, cita a homilia do Papa Francisco deste domingo - Dia Mundial dos Pobres – para explicar a sua missão: “Amar o pobre significa lutar contra todas as pobrezas espirituais e materiais.”
O Projeto São Lucas adianta ainda que no Advento 2017, que começa no dia 3 de dezembro, vai promover uma campanha de angariação de “prendas de natal para as crianças e jovens beneficiárias” que vai ser “apadrinhada pela empresa Sonae”.
O Serviço Diocesano da Pastoral Social, “assente num espírito de partilha e trabalho em rede”, vai orientar o alargamento da campanha a outras paróquias da cidade de Ponta Delgada.
O sítio online diocesano ‘Igreja Açores’ informa ainda que o projeto apoia neste momento 40 agregados familiares e foi criado com a missão de “melhorar a qualidade de vida” das famílias em situação de desigualdade económica e social na Paróquia de São José, Concelho de Ponta Delgada.
Por exemplo, desde janeiro deste ano já foram dinamizados, em parceria, seis ciclos de formação para as famílias beneficiárias com temas como “planeamento familiar”; “práticas parentais”; “empreendedorismo e microcrédito”; “cuidados à pessoa idosa” e “orientação vocacional”.
CB
Diocese de Angra