Bispo do Algarve pede oração por D. Júlio Rebimbas
D. Manuel Quintas pede referência particular nas missas de 8 e 12 de Dezembro
O Bispo do Algarve enviou esta manhã um e-mail aos padres da Igreja algarvia em que recomendava D. Júlio Tavares Rebimbas à oração de toda a diocese, com referência particular nas Eucaristias dos próximos dias 8 (solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria) e 12 de Dezembro.
O contacto de D. Manuel Quintas, que entretanto seguiu para o Porto para concelebrar amanhã nas exéquias de D. Júlio Rebimbas, inclui um breve resumo biográfico do prelado de 88 anos, falecido hoje na Casa de Saúde da Boavista (Porto), que foi Bispo do Algarve entre 1966 e 1972.
O corpo de D. Júlio Tavares Rebimbas chegou à catedral do Porto, pelas 10h00, onde está em câmara ardente, realizando-se às 21h30 uma vigília de oração.
Na terça-feira, às 14h30, também na Sé, decorre então a celebração exequial, seguindo o cortejo fúnebre rumo a Bunheiro, Murtosa (diocese de Aveiro), terra natal do prelado, onde será sepultado em jazigo de família.
D. Júlio Tavares Rebimbas foi nomeado Bispo do Algarve (a sua primeira diocese) pelo Papa Paulo VI a 27 de Setembro de 1965, sendo ordenado a 26 de Dezembro desse mesmo ano, no pavilhão municipal de Ílhavo. Tomou posse da Diocese do Algarve em Janeiro de 1966, cargo que exerceu até 1 de Julho de 1972, data em que foi nomeado Arcebispo Auxiliar do Cardeal Patriarca de Lisboa.
D. Júlio Rebimbas foi ainda Bispo de Viana do Castelo (1977-1982) e do Porto (1982-1997).
Diocese do Algarve