Nacional

Braga: Igreja Católica quer «maior seriedade» na preparação do matrimónio

Agência Ecclesia
...

Padre José Torres alerta para a necessidade de cumprir regras e de cuidar melhor da formação humana e espiritual dos noivos

Braga, 04 fev 2013 (Ecclesia) – O Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM) de Esporões, em Braga, vai começar no próximo domingo mais uma etapa de formação para casais da região, sob o lema “Não case em low cost”. 

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o padre José Torres, responsável pela comunidade católica e um dos sacerdotes assistentes do CPM, diz que “é necessária por parte da Igreja maior seriedade na formação dos futuros casais”. 

“O direito a contrair matrimónio é um direito natural, mas deveria ser regulamentado. A Igreja católica tem que ser mais exigente com aqueles que se propõem a casar”, sustenta o responsável católico. 

A campanha “não case em low cost…” alerta também os noivos para a importância de privilegiarem a preparação humana e espiritual, que fica muitas vezes “esquecida” em detrimento de outros aspetos relacionados “com a exterioridade do casamento”, como os “fatos, os convites, as prendas”. 

Um “ticket barato”, ou seja, um matrimónio mal preparado “irá deixar marcas para toda a vida”, sublinha o padre José Torres. 

“O casamento existe enquanto não se desiste dele; e conferir facilidades à união matrimonial, sem qualquer preparação, ainda que breve, é contribuir positivamente para o fim do casamento – e, por conseguinte, para a banalização de um dos pilares necessários à vida em sociedade e em Igreja”, conclui. 

O CPM de Esporões conta na sua equipa de formação com 12 casais e assenta a sua missão em “três pilares essenciais: revisão de vida, diálogo dos noivos entre si e em grupo e partilha de testemunhos”. 

As sessões de preparação vão ter lugar entre 10 de fevereiro e 17 de março, aos domingos, entre as 9h15 e as 12h30. Os casais interessados podem inscrever-se através dos e-mails pdejoaotorres@hotmail.com e manuel.quinta@gmail.com  ou diretamente com os seus párocos. 

JCP



Diocese de Braga CPM