Braga: Representante do Papa Francisco inaugura presépio vivo de Priscos
«Aldeia dos Judeus» é uma das «grandes novidades" da edição 2016, construÃda com ajuda de reclusos
Braga, 18 dez 2016 (Ecclesia) – A cerimónia de inauguração da 11ª Edição do Presépio ao Vivo de Priscos, que decorre hoje, vai contar com a presença do cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, como representante do Papa.
Numa nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA, o padre João Torres refere que o cardeal italiano vai trazer uma “uma bênção apostólica” do Papa Francisco.
Uma das “grandes novidades” da nova edição do Presépio ao Vivo de Priscos é a ‘Aldeia dos Judeus’ que quer mostrar “como eram as casas no tempo de Jesus”, constituídas de pouco mobiliário e sem quase nenhum adorno.
“O tamanho, mais ou menos 3,5 m2, tinham 2 a 3 janelas, e o assoalho era de terra batida. O telhado era armado com pesadas vigas de madeira e sobre elas, colocava-se varetas, sendo recobertas com uma massa de barro, misturada com palha picada”, explicam os promotores da iniciativa.
A ‘Aldeia dos Judeus’ vai ser um monumento dedicado ao Ano Santo da Misericórdia, que a Igreja Católica celebrou até 20 de novembro, e vai ser como uma “recordação viva” realizada pelos reclusos dos Estabelecimento Prisional de Braga, no âmbito do projeto ‘Mais Natal – Priscos’, que ganhou o orçamento participativo 2016 da Câmara Municipal de Braga.
O coordenador da Pastoral Penitenciária de Braga considera que o facto dos reclusos terem participado na construção do presépio e de se integrarem com a comunidade local “possibilita reconstruírem as suas vidas e adquirirem hábitos de trabalho”.
“O sonho dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga passa por chegar a Priscos, um local que promove e facilita o desenvolvimento pessoal do recluso, capacita-o para uma procura de emprego eficaz, facilita a sua reinserção social e a sua integração no mercado de trabalho”, acrescenta o padre João Torres.
O Presépio ao Vivo de Priscos, o “maior” do género na Europa, vai poder ser visitado gratuitamente até 22 de janeiro de 2017.
CB/OC
Diocese de Braga Natal Presépios