Diocese de Setúbal mobiliza-se para a vinda de Bento XVI
No passado dia 20 de Outubro, teve lugar no seminário de Almada a reunião plenária do Clero da diocese de Setúbal. O tema de fundo foi o do ano sacerdotal.
Foram partilhadas experiências já realizadas (Simpósio do Clero, Retiro internacional em Ars e publicação de um livro com testemunhos dos padres mais novos da Diocese formados no seminário maior de Almada, desde 1999).
O que está previsto fazer-se? A formação permanente do clero, nas suas várias expressões (reuniões habituais, jornadas de estudo, retiro...) estará voltada para a redescoberta e aprofundamento do ministério sacerdotal em todas as suas dimensões: humana, espiritual, cultural, pastoral.
O mais importante, porém, como lembrou D. Gilberto Canavarro Reis, é desenvolver a consciência da dignidade e da missão do sacerdócio comum de todos os baptizados, a mais bela graça que Deus nos concedeu e ao serviço do qual Jesus deixou na Igreja o sacerdócio ministerial.
Estão por concluir as celebrações do 50º aniversário da inauguração do monumento de Cristo Rei. Em 21 e 22 de Novembro haverá dois momentos celebrativos: dia 21 no Pavilhão Polidesportivo de Almada, um espectáculo musical; dia 22, homenagem aos fundadores do santuário. Está em estudo um Congresso.
Sobre a próxima vinda do Papa a Portugal, mais concretamente a Fátima, para além do regozijo que a notícia a todos provocou, sente-se a necessidade de preparar, ao longo dos meses que se seguem, as comunidades para o significado do ministério petrino, a importância da sua missão na Igreja e para os desafios que a vinda de Bento XVI a Fátima traz a todas as dioceses de Portugal.
Sobre a beatificação do Padre Cruz, nascido na diocese (em Alcochete), todos os católicos desta diocese irão ser convidados a colocar-se em oração insistente pedindo a Deus a graça da beatificação deste sacerdote.
Diocese de Setúbal