Educação: Colégio Universitário Pio XII celebra 60 anos com homenagem ao padre Joaquim de Aguiar
Placa da rua com o nome do fundador da instituição foi inaugurada nos Olivais
Lisboa, 29 mai 2017 (Ecclesia) – O Colégio Universitário Pio XII assinalou 60 anos de existência, com um programa comemorativo que incluiu várias iniciativas de homenagem ao fundador da instituição, o padre Joaquim de Aguiar, com o envolvimento de antigos e atuais responsáveis e alunos.
Segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a festa de aniversário incluiu a inauguração nos Olivais, em Lisboa, da placa indicativa da Rua Padre Joaquim Aguiar; e o lançamento do livro “Educação e cidadania”, dedicado à vida daquele sacerdote, que foi o primeiro diretor do Colégio Pio XII.
Esta obra reúne “contributos de antigos estudantes”, também “de membros da Direção do Colégio”, e “abarca um vasto leque de áreas, nomeadamente o âmbito do direito, da saúde, da educação, da filosofia, da ciência política, da economia”.
O prefácio é assinado pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, um antigo estudante deste colégio universitário e que celebrou a missa festiva deste dia, na igreja da instituição.
Fundado em 1957, o Colégio Pio XII tem-se assumido como um centro educativo, de acolhimento e apoio a inúmeros alunos do ensino superior da cidade de Lisboa, sob a direção dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria - Claretianos.
A sessão de lançamento do livro serviu para recordar a vida e obra do padre Joaquim de Aguiar (1915 – 2004), que passou por Viseu (a sua terra natal), pelo Porto, por Lisboa e também por Espanha.
Formado em Ciências Pedagógicas, o padre Joaquim António de Aguiar dedicou mais de 60 anos ao ensino, e além da fundação do Colégio Pio XII foi responsável pela criação do Centro de Apoio à Juventude João Paulo II.
Entre as distinções de que foi alvo ao longo da sua vida, destaca-se a atribuição em 1982 da Medalha de Prata de Mérito da Câmara Municipal de Lisboa, que esteve representada agora nesta homenagem pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.
Ainda no âmbito deste reconhecimento póstumo ao padre Joaquim de Aguiar, foi descerrado este sábado, nas instalações do Colégio Pio XII, na Galeria dos Diretores, um busto do sacerdote feito pelo escultor José Antunes, também ele antigo estudante desta casa.
Na cerimónia esteve presente Adriano Moreira, atual conselheiro de Estado e que foi amigo pessoal do padre Joaquim de Aguiar
JCP
Pastoral Universitária Educação