Fátima: Santuário celebrou Missa votiva em memória de São João Paulo II
Celebração teve presente uma relÃquia do Papa polaco
Fátima, 23 out 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima celebrou este domingo a memória litúrgica de São João Paulo II com uma Eucaristia que contou com a presença de uma relíquia do Papa polaco.
“O Senhor convida-nos a respeitar as estruturas da sociedade em que vivemos. Tudo o que é humano e legitimo deve ser apreciado e respeitado pelos cristãos”, afirmou na homilia o padre Sérgio Henriques, capelão do Santuário, numa referência ao “dom” que que João Paulo II “foi para a história e para o mundo”.
Simbolicamente, a celebração teve a participação de alguns acólitos que serviram o altar nas visitas de São João Paulo II a Fátima, em 1982, 1991 e 2000.
O padre Sérgio Henriques recordou a vida do santo polaco e disse que é possível “conciliar a prática politica com o evangelho”.
“A ciência, a tecnologia, os «grandiosos» do mundo não são Deus. Só Deus é Deus”, referiu.
São João Paulo II foi o Papa que mais vezes visitou Fátima.
“Recordando as suas três visitas a Fátima, louvamos o Senhor pelo seu ministério”, acrescentou o padre Sérgio Henriques.
O Santuário de Fátima recebeu este sábado e domingo uma relíquia do Papa, exposta na Capela da Ressurreição de Jesus; na celebração de acolhimento foi lida a terceira parte do segredo, a partir das memórias da Irmã Lúcia
A relíquia é um pedaço de tecido da batina ensanguentada, que estava a ser usada no atentado de 13 de maio de 1981, na Praça de São Pedro, e foi cedida pela Postulação da Causa de Canonização de São João Paulo II.
O santuário mariano destaca que desde “tenra idade” Karol Wojtyla criou uma forte devoção a Nossa Senhora, quando foi nomeado bispo, escolheu para as suas armas episcopais, a letra M junto à cruz e o lema Totus Tuus (Todo Teu)
A 13 de maio de 2000 foi revelada publicamente a terceira parte do segredo de Fátima; João Paulo II beatificou os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, que foram este ano canonizados pelo Papa Francisco, também em Fátima.
O Santuário de Fátima informa ainda que a celebração foi presidida pelo bispo de Caicó no Brasil, D. Antônio Carlos Cruz.
CB/OC
Fátima