Hospitaleiras: Irmãs do Sagrado Coração de Jesus vão peregrinar a Fátima
Iniciativa está inserida na comemoração do centenário da morte do fundador da congregação, São Bento Menni
Lisboa, 13 jun 2014 (Ecclesia) - As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus vão peregrinar no dia 18 de junho ao Santuário de Fátima, numa iniciativa inserida nas comemorações do centenário da morte do fundador da congregação, São Bento Menni.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a comunidade religiosa destaca a iniciativa como uma forma de “promover a identidade e o sentido de pertença aos ideais da Congregação e sensibilizar a sociedade e a Igreja para a aceitação e integração da pessoa doente”.
A peregrinação à Cova da Iria deverá “juntar cerca de 600 pessoas” ligadas às Irmãs Hospitaleiras, “entre colaboradores e doentes”.
O evento vai ser dividido “em duas partes”, primeiro com uma eucaristia na Capela da Morte do Senhor, sob a Basílica da Santíssima Trindade, que será presidida pelo arcebispo de Évora, D. José Alves.
Durante a celebração, “todos os participantes ostentarão uma faixa branca, alusiva ao Centenário da Morte do Fundador”, refere a mesma nota.
Para a tarde está reservado um programa “cultural” inspirado na premissa “São Bento Menni: Um coração sem fronteiras…”, que incluirá a partilha de testemunhos e experiências entre os vários grupos.
A Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus foi fundada a 31 de maio de 1881 em Madrid por São Bento Menni, Maria Josefa Récio e Maria Angústias Gímenez.
Trata-se de uma Instituição Particular de Solidariedade Social “que presta assistência e cuidado especializado de saúde integral a pessoas com doença mental”, refere o site da congregação.
Atualmente está presente em quatro continentes e 24 países, incluindo Portugal, onde possui 12 estabelecimentos de saúde, 8 no continente, dois na Madeira e igual número nos Açores.
Hospitaleiros