Igreja: Fundação S. João de Deus apostada em «aproximar» sociedade da herança hospitaleira
Instituição vai celebrar a memória do seu patrono, hoje assinalada pela Igreja Católica, com um conjunto de iniciativas sociais e formativas
Lisboa, 08 mar 2013 (Ecclesia) – A Fundação S. João de Deus vai realizar ao longo deste mês várias ações formativas e sociais ligadas à temática da hospitalidade, em honra da memória do seu patrono, que é hoje assinalada pela Igreja Católica.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a instituição particular de solidariedade social ligada à Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira mostra-se apostada em “aproximar” as comunidades em geral da herança humana e espiritual deixada por S. João de Deus e do “trabalho” que tem resultado desse legado.
Nos dias 13 e 20 de março, a sede da Fundação na Avenida Júlio Dinis, em Lisboa, vai receber “um ciclo de sessões de esclarecimento sobre crowdfunding”, um “método” que de acordo com os responsáveis daquele organismo, “ainda é pouco utilizado pelas instituições” sociais mas que, no meio da atual crise financeira, pode ser essencial “para a angariação de fundos”.
Traduzido para português como “financiamento coletivo” ou “financiamento colaborativo”, o crowdfunding permite reunir apoios para projetos através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses.
A inscrição nestes dois eventos é gratuita e pode ser formalizada através do email sede@fundacao-sjd.pt.
No dia 21 de março, o mesmo organismo vai dinamizar um “flash mob” para promover a obra da Fundação e sensibilizar o público em geral para a importância da mensagem hospitaleira.
Durante esta ação informal, as pessoas vão poder ficar a conhecer a obra que a Fundação tem realizado, desde 2006, em Portugal e nos países de expressão lusófona, na coordenação de projetos ligados à Ordem Hospitaleira.
O seu trabalho abrange principalmente as áreas da saúde e da assistência social, com especial atenção aos mais desfavorecidos, aos sem-abrigo e aos que caíram na toxicodependência e no alcoolismo.
Enquanto Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONG-D), a instituição presta assistência e apoio a diversos projetos – principalmente nos países em vias de desenvolvimento e subdesenvolvidos – tais como ajudas humanitárias de emergência ou de calamidade pública, de reabilitação e de desenvolvimento social e comunitário.
Ainda em março mas “em data a definir”, a Fundação São João de Deus vai inaugurar a sua nova delegação no centro da cidade da Guarda, e “o projeto de cowork solidário SPACE4U Guarda”, que operará “nas mesmas instalações”.
O “SPACE4U”, que já se encontra em andamento em Lisboa, tem como meta principal proporcionar às pessoas o acesso a um “espaço solidário e potencialmente gerador de ideias e projetos que possam cooperar no sentido da criação do autoemprego ou do crescimento sustentado daqueles que já desenvolvem a sua atividade profissional de forma independente”.
São João de Deus, de seu nome João Cidade, nasceu em Montemor-o-Novo (Portugal) no ano 1495. Depois de ter cumprido carreira militar, entregou-se ao serviço dos enfermos.
Fundou um hospital em Granada (Espanha) e associou à sua obra um grupo de companheiros que mais tarde constituíram a Ordem hospitalar de S. João de Deus.
Até à data da sua morte, em 1550, São João de Deus distinguiu-se principalmente na caridade para com os pobres e os doentes, tendo sido canonizado em 1690 por Alexandre VIII. A memória litúrgica do santo português é celebrada a 8 de Março.
JCP
Hospitaleiros