Nacional

Igreja: Ordem de São João de Deus quer identificar «novos horizontes de hospitalidade»

Agência Ecclesia
...

68.º Capítulo Geral da congregação religiosa fundada pelo santo português vai decorrer em Fátima

Lisboa, 22 out 2012 (Ecclesia) - A Ordem Hospitaleira de São João de Deus vai dedicar o seu 68.º Capítulo Geral, que se inicia hoje em Fátima, ao aprofundamento da sua identidade e ao reconhecimento de “novos horizontes para o futuro da hospitalidade”.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os religiosos recordam as palavras do cardeal Eduardo Francisco Pironio (1920-1998), antigo prefeito da Congregação para os Religiosos e Institutos Seculares e cujo processo de beatificação está a decorrer no Vaticano.

O prelado argentino afirmou que cada “Capítulo deve deixar uma sensação de frescura na Igreja, uma boa dose de otimismo pascal” e “ se for bem celebrado”, será “sempre uma oportunidade de “recriação” para cada “instituto”, chamado a “transbordar a sua riqueza espiritual no mundo”.

É este repto que os irmãos hospitaleiros de São João de Deus querem cumprir, para continuarem a sua missão junto de “53 países, através de 311 obras apostólicas” e reforçarem um trabalho na área da assistência social e da saúde que serve “todos os anos uma média de 20 milhões de pessoas”.

A 68ª reunião geral dos continuadores do legado do santo português (1495-1550) vai decorrer até ao dia 9 de novembro, subordinada ao tema 'A Família de São João de Deus'..

O evento deverá contar com a presença de “oitenta irmãos” e “20 colaboradores leigos”, que procurarão compreender e assumir a realidade da Ordem e as suas preocupações relativamente ao futuro, manifestadas nos documentos e reflexões da Igreja e da Ordem”.

Os Irmãos de S. João de Deus prestam serviço junto de todo o tipo de doentes, sobretudo os mais maltratados e excluídos, com o apoio de 40 mil colaboradores, 5 mil voluntários e 300 mil benfeitores.

Em Portugal têm centros de apoio nas regiões de Lisboa, Telhal, Montemor-o-Novo, Areias de Vilar, Barcelos, Angra do Heroísmo, S. Miguel e Funchal.

JCP



Hospitaleiros