Igreja: «Outubro Missionário» com propostas para a construção da paz
Iniciativa global é dinamizada em Portugal pelos Institutos Missionários Ad Gentes e as Obras Missionárias PontifÃcias
Fátima, 02 out 2017 (Ecclesia) – Os Institutos Missionários Ad Gentes e as Obras Missionárias Pontifícias publicaram o ‘Guião Missionário 2017/2018’ para dinamizar e impulsionar a atenção e oração pelas missões no mês de outubro a partir do tema ‘Com Maria, missão de paz’.
“O tema deste ano é exatamente na linha de uma globalização da fé que não se impõe por outros meios que não seja pela conversão do coração, pela proximidade sentimental”, disse o presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização.
Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Manuel Linda afirma que é uma presença “transformante” do cristão na “realidade nova desse país da missão”.
O diretor da Obras Missionárias Pontifícias (OMP) explica que “o primeiro sentido” do mês de ‘Outubro Missionário’ “é a oração”, rezar pela missão que “é de Deus”.
“Isso é fundamental, dai esta relação também ter este coração aberto porque só de coração aberto a gente consegue conversar, consegue dialogar e rezar”, refere o padre António Lopes.
O sacerdote, dos Missionários do Verbo Divino, explica que durante o próximo mês vai haver “animação de todas as dioceses, de todas as paróquias” e vão promover encontros, ações de formação, ações de vivência, sendo que a semana entre 16 e 21 de outubro vai ser vivida com “toda a intensidade”.
Já o presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes – IMAG acrescenta que na Eucaristia do dia 22 de outubro querem que “haja algum sabor, essência da missão”.
O padre Adelino Ascenso, que é também o superior geral dos Missionários da Boa Nova, explica que o instituto tem “diversas atividades” relacionadas com o contexto dos locais onde estão a trabalhar.
“Naturalmente estimularemos essa missão e necessidade de sair”, destacou.
Para a vivência deste mês já está disponível o guião missionário 2017/2018 que apresenta várias propostas de oração e celebração como a vigília missionária, o rosário, a Eucaristia e uma Via Sacra.
O subsídio que está disponível no sítio online das OMP tem também preces diárias, o tema do ano escrito pelo padre António Rego, uma reflexão sobre tráfico humano pela diretora da rede Internacional de Estudos Estratégicos, e ainda uma proposta para a Infância Missionária porque “os pequenos missionários vivem a alegria da paz”, entre outras propostas..
O Papa Francisco desafia a Igreja Católica a transmitir a “força transformadora do Evangelho” a um mundo ferido e muitas vezes sem rumo, na mensagem ‘A missão no coração da fé cristão’.
“O Evangelho ajuda a superar os fechamentos, os conflitos, o racismo, o tribalismo, promovendo por todo o lado a reconciliação, a fraternidade e a partilha entre todos”, lê-se no documento para o Dia Mundial das Missões (22 de outubro), que foi publicado na Solenidade de Pentecostes (4 de junho).
O pontífice argentino que elogia ao serviço das Obras Missionárias Pontifícias pede também atenção às novas gerações porque pode ser “ocasião providencial para envolver os jovens na responsabilidade missionária comum, que precisa da sua rica imaginação e criatividade”, no âmbito da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (2018) com o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.
As OMP explicam que o mês missionário tem origem no Dia Mundial das Missões, que se celebra este domingo, dia 23, e a data foi instituída pelo Papa Pio XI em 1926, como um “dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos”.
CB
Missões