Igreja/Media: Imprensa missionária tem de refletir a mudança do «paradigma da missão» centrado na escuta - Presidente dos IMAG
Mais do que "ide e anunciai", o padre Adelino Ascenso sugere "ide e silenciai", "ide e escutai"
Almada, 27 out 2017 (Ecclesia) – O presidente dos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) disse hoje no Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã que é necessário “repensar o paradigma da missão”, a narrar nos media de “forma convincente”.
O papel principal da imprensa missionária é “contar histórias de forma convincente”, o que faz com que o jornalista ou o missionário “leia o outro”, veja o outro “como um livro”, defendeu o padre Adelino Ascenso.
O presidente dos IMAG fez uma intervenção no Congresso da AIC sobre o papel da imprensa missionária, a partir do tema “Uma voz sem fronteiras”, afirmando que ela “deve ser apaixonada e saber acompanhar”, constituir um “canal de esperança e de confiança” e estimular a escuta.
“A evangelização começou com a imposição de uma imagem de Cristo, onde a escuta nem sempre foi prioridade”, constatou.
“É profundamente importante escutarmos o silêncio. Os ruídos ensurdecedores que nos atacam e dominam a vida não nos deixam escutar. Se não escutarmos com ouvidos puros, não narraremos com boca pura”, afirmou o missionário, superior geral da Sociedade Missionária da Boa Nova.
“Não podemos ignorar o que o outro tem para ensinar ao missionário”, defendeu o padre Adelino Ascenso.
Diante do mandato bíblico “ide e anunciai”, o presidente dos IMAG sublinhou a necessidade de dizer também “ide e silenciai”, “ide e escutai”, “ide e aprendei”, “ide e acompanhai”, “ide e estai com”.
“A imprensa missionária deve anunciar e denunciar, informar e sugerir, não omitindo o valor da imaginação e da fantasia”, acrescentou.
“A imprensa missionária é convidada a ter valor salvífico. Tê-lo-á?”, interrogou o padre Adelino Ascenso.
O Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã decorre em Almada e analisa o tema “A meio da ponte rumo ao futuro – Modelos editoriais e empresariais para a imprensa de inspiração cristã”.
O X Congresso da AIC termina com a sessão comemorativa dos 25 anos da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, este sábado, pelas 12h00.
PR
Comunicações Sociais ANIMAG