Nacional

Igreja/Media: Mercado valoriza os temas e os públicos da imprensa de inspiração cristã

Agência Ecclesia
...
Foto João Fernandes, Carlos Liz no Congresso da AIC
Foto João Fernandes, Carlos Liz no Congresso da AIC

Carlos Liz defendeu no Congresso da AIC que os media dão relevo à saúde e ao envelhecimento ativo para gerações com 60, 70 anos

Almada, 27 out 2017 (Ecclesia) – O especialista em estudos de mercado Carlos Liz afirmou hoje no Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã que o público dos jornais da AIC merece particular atenção pelo mercado, nomeadamente nos temas da saúde e envelhecimento ativo.

“A imprensa de inspiração cristã tem como target o público mais 'sexy' que há na sociedade”, afirmou o fundador da empresa APEME, especialista em estudos de mercado.

Para Carlos Liz, os próximos anos vão ser das gerações com 60 e 70 anos, “o público alvo dos títulos da AIC”

O consultor de vários órgãos de comunicação social sustentou que “existem pontos de encontro entre “temas preferidos” pelo público e a oferta que imprensa regional é capaz de propor, nomeadamente em conteúdos relacionados com a saúde, o envelhecimento ativo e a tecnologia

“Numa diversidade de formatos e na organização segmentada da sociedade, o público da imprensa de inspiração cristã está no centro dos debates e dos temas mais procurados”, sublinhou.

As conclusões apresentadas no Congresso da AIC baseiam-se no “Inquérito sobre Imprensa da AIC” realizado pelo CESOP em 2009, no estudo “Públicos e Consumos de Média” editado pela ERC em 2014 e na definição dos perfis de leitores dos Jornais Regionais, desenvolvido pela Obercom em 2017.

Carlos Liz defendeu também que o público dos jornais de inspiração cristã tem “fascínio pelo digital”, deseja a complementaridade entre os dois suportes e espera a possibilidade de ser “consumidor e editor".

“Todos têm direito a contar a sua história” e os jornais da AIC mais do que títulos “são marcas” que o podem “não só permitir, mas estimular”

No segundo painel do X Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, que analisou a complementaridade entre o papel e o digital e os comportamentos dos públicos, foi apresentado o projeto de desenvolvimento tecnológico do Diário do Mindo.

O jornal diário da Arquidiocese de Braga vai apresentar nos próximos dias um novo portal online com imagem renovada e linguagem atualizada.

“Não se pode ficar parado”, disse no Congresso da AIC o diretor do Diário do Minho, Damião Pereira, afirmando a necessidade de investimentos no setor por parte dos responsáveis da Igreja Católica.

O Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã decorre em Almada e analisa o tema “A meio da ponte rumo ao futuro – Modelos editoriais e empresariais para a imprensa de inspiração cristã”.

O X Congresso da AIC termina com a sessão comemorativa dos 25 anos da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, este sábado, pelas 12h00.

PR



Comunicações Sociais