Nacional

Incêndios: Cáritas de Portalegre-Castelo Branco entregou oito casas em Mação

Agência Ecclesia
...
Foto Lusa, incêndios em Mação, Julho de 2017
Foto Lusa, incêndios em Mação, Julho de 2017

Lisboa, 21 dez 2017 (Ecclesia) – A Cáritas de Portalegre-Castelo Branco entregou hoje oito habitações que foram destruídas pelos incêndios florestais deste ano em Mação e visitou duas empresas que apoiou na reativação através da aquisição de equipamentos.

“Desde os primeiros fogos que afetaram a nossa população que a Cáritas tem acompanhado as famílias e temos feito tudo para uma resposta rápida, principalmente, de acordo com aquilo que as pessoas precisam e merecem da nossa intervenção”, disse presidente da Cáritas de Portalegre - Castelo Branco.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Cáritas Portuguesa informa que as oito habitações, “cinco de reconstrução parcial e três de reconstrução total”.

A ação da Cáritas Diocesana de Portalegre – Castelo Branco faz parte de um compromisso total de 16 habitações – 10 reconstrução parcial e 6 reconstrução total – em Mação que a instituição “assumiu logo” aquando o levantamento de necessidades após os fogos florestais de verão nos conselhos de Mação, Abrantes, Gavião, Vila de Rei, Vila Velha de Rodão e Oleiros.

“A Cáritas diocesana está no terreno, em contacto permanente com as comunidades paroquiais, que são uma força fundamental pelo contacto de proximidade e privilegiado com as pessoas, e, também, com as autarquias com quem articulamos de forma a agilizar a resposta e otimizar recursos”, desenvolveu ainda Elicídio Bilé.

A cerimónia de entrega das habitações, recuperadas no âmbito da campanha nacional ‘Cáritas, com Portugal, apoia vítimas dos incêndios’, é uma iniciativa da Cáritas diocesana, das comunidades paroquiais de Mação e Evendos e da Câmara Municipal de Mação que contou com a presença do bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias,

Mação foi um dos 30 concelhos mais atingidos pelos incêndios florestais de julho e agosto de 2017, considerados uma “catástrofe natural”, de acordo com o despacho n.º 8851-A/2017 do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, publicado em Diário da República na passada sexta-feira, 6 de outubro.

CB



Diocese de Portalegre-Castelo Branco Caritas Incêndios