Nacional

Incêndios: Cáritas Portuguesa encerra segunda fase de recolha de donativos

Agência Ecclesia
...
DR
DR

Solidariedade dos portugueses garantiu a recolha de 92 mil euros adicionais para o apoio às vítimas

Lisboa, 25 set de 2017 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa anunciou hoje a recolha de mais 92 mil euros adicionais para o apoio às vítimas dos incêndios que assolaram o país ao longo deste ano.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a organização católica adianta que entre 25 de agosto e 22 de setembro foram recolhidos mais 91.832,75 euros através do contributo dos portugueses para a conta solidária ‘Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios'.

Uma conta criada para responder às solicitações de ajuda que surgiram no contexto da “situação dramática que se viveu em todo o país”, com particular preocupação para o concelho de Pedrogão Grande, onde as chamas fizeram 64 mortos e mais de 200 feridos.

Uma realidade que tocou também vários outros concelhos portugueses, como Castanheira de Pera, Sertã, Figueiró dos Vinhos, Pampilhosa da Serra, Vila de Rei e Mação, com elevados custos humanos, materiais e ambientais.

Numa primeira fase, a Cáritas Portuguesa tinha reunido cerca de 1 milhão e 800 mil euros, entretanto já destinados a apoiar as regiões e comunidades mais atingidas, sobretudo nos trabalhos de reconstrução de dezenas de habitações destruídas.

Entre os planos constam por exemplo a reconstrução de 40 casas na região de Coimbra, 15 das quais em Pedrógão Grande, 20 em Castanheira de Pera, 3 na Sertã, 1 em Figueiró dos Vinhos e 1 na Pampilhosa da Serra.

Também 8 habitações e aquisição de equipamento para duas empresas, no concelho de Mação, no distrito de Santarém, e 3 em Vila de Rei, região de Castelo Branco.

A Cáritas Portuguesa reforça agora o seu agradecimento à “solidariedade de todos os portugueses”, que ajudaram a “devolver a esperança às populações mais afetadas”.

Os donativos foram feitos através da conta com o número PT50 0035 0001 0020 0000 7305 4, ou através do multibanco, nas Transferências e Débitos diretos – Ser Solidário – Cáritas Portuguesa.

JCP



Caritas Incêndios