Lisboa: «Flash mob» sobre hospitalidade em Entrecampos
Iniciativa aberta ao público em geral é promovida pela Fundação S. João de Deus
Lisboa, 25 mar 2013 (Ecclesia) – A Fundação S. João de Deus vai promover esta terça-feira em Lisboa um encontro informal intitulado “Seja Hospitaleiro”, integrado nas comemorações do aniversário da morte do santo patrono, iniciadas no dia 8 de março.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a instituição solidária ligada à Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira adianta que este “flash mob”, expressão inglesa que designa uma ação repentina por um grupo de pessoas em locais públicos, vai ter lugar “na estação de comboios de Entrecampos, pelas 9h00”.
O principal objetivo é “fazer chegar à comunidade a mensagem de hospitalidade preconizada por S. João de Deus, bem como a promoção do trabalho que a Fundação tem vindo a desenvolver ao nível da intervenção social”.
Entre os projetos que estão a ser desenvolvidos estão iniciativas como a “Ferro de Soldar”, financiada pela Missão Sorriso 2012, e o “SPACE4U”, que favorece o trabalho solidário e cujas receitas revertem a favor da sustentabilidade das obras sociais da Fundação.
O “SPACE4U” tem como meta principal proporcionar às pessoas o acesso a um “espaço solidário e potencialmente gerador de ideias e projetos que possam cooperar no sentido da criação do autoemprego ou do crescimento sustentado daqueles que já desenvolvem a sua atividade profissional de forma independente”.
São João de Deus, de seu nome João Cidade, nasceu em Montemor-o-Novo (Portugal) no ano 1495. Depois de ter cumprido carreira militar, entregou-se ao serviço dos enfermos.
Fundou um hospital em Granada (Espanha) e associou à sua obra um grupo de companheiros que mais tarde constituíram a Ordem hospitalar de S. João de Deus.
Até à data da sua morte, em 1550, São João de Deus distinguiu-se principalmente na caridade para com os pobres e os doentes, tendo sido canonizado em 1690 por Alexandre VIII. A memória litúrgica do santo português é celebrada a 8 de Março.
JCP
Hospitaleiros