Madeira: Centenas de leigos em encontro diocesano
Centenas de leigos reúnem-se este Sábado, na Madeira, para um encontro diocesano. Trata-se de uma iniciativa promovida pela diocese, para aferir o trabalho realizado nos últimos tempos e projectar actividades para o próximo ano.
Grupos apostólicos de vária índole, desde movimentos, catequistas, membros de confrarias e leigos em geral, têm assim uma ocasião especial para partilharem experiências e comungarem do mesmo objectivo pastoral diocesana para o tempo presente.
“É muito importante esta participação”, referiu D. António Carrilho ao «Jornal da Madeira», particularmente “neste momento em que a proposta é ‘repensar juntos a pastoral na Igreja em Potugal’, conforme indica o documento da Conferência Episcopal nesse sentido”.
A reflexão sobre esta temática será desenvolvida através das seguintes questões: “Quais os sinais de Deus e os desafios que descobrimos na sociedade em que vivemos para a missão da nossa Igreja Diocesana? O que verdadeiramente precisam as pessoas de hoje, a nível espiritual e humano, e que pode a Igreja oferecer-lhes?”
E “que sinais do Espírito encontramos, actualmente, na Igreja (experiências, carismas, dinamismos existentes…) a apontar o estilo de vida cristã e ‘a nova maneira de ser Igreja’ adequadas aos tempos de hoje?”
“Que caminhos pastorais podemos apontar para melhor viver e testemunhar o Evangelho de Cristo?”
O orador convidado para esta jornada é o padre Paulo Franco, pároco e director do Secretariado de Acção Pastoral do Patriarcado de Lisboa.
Diocese do Funchal