Nacional

Natal: Paróquia do Bairro Padre Cruz reuniu pessoas em «isolamento e fragilidade social»

Agência Ecclesia
...
Foto: Paróquia do Bairro Padre Cruz
Foto: Paróquia do Bairro Padre Cruz

Programa do jantar de Natal convidou a participar na Missa e teve partilha de prendas

Lisboa, 26 dez 2017 (Ecclesia) – A Paróquia do Bairro Padre Cruz, no Patriarcado de Lisboa, promoveu um jantar de Natal para as pessoas do bairro que vivem “em situação de isolamento e fragilidade social”.

“Que ninguém ficasse sozinho na Noite de Natal, que ninguém ficasse arredado da festa do Nascimento daquele que é o fundamento de toda a Vida”, foi o lema assumido por cada um dos que participaram na ceia de Natal solidária.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a paróquia assinala que “repensar o verdadeiro espírito de comunidade, de proximidade e de cuidado ao próximo”, foi o desafio que mobilizou os cristãos da Comunidade Paroquial do Bairro Padre Cruz num “carregado de sentido”.

O jantar de Natal para pessoas em “isolamento e fragilidade social” foi totalmente confecionado com “os temperos da solidariedade humana e da fraternidade cristã”.

Para além dos “corações disponíveis para acolher” foram providenciados os meios necessários para ajudar quem tem dificuldade de locomoção a participar no jantar, na Eucaristia, “de forma cómoda e afetuosa”.

Quem não foi à Missa “continuou acompanhado durante toda a noite”, uma vez que, depois da celebração houve “um tempo de ceia e de convívio”.

A Paróquia do Bairro Padre Cruz, na Diocese de Lisboa, juntou idades, géneros, “crentes ou não crentes”, numa experiência de “relação humana e de cumplicidade de vidas em partilha”, com “animação, afeto” e prendas de “significativas lembranças” oferecidas pela Junta de Freguesia de Carnide e peças artesanais de uma voluntária da comunidade.

A paróquia destaca ainda a adesão de vários jovens de Portugal e estrangeiros ao jantar solidário que, “não sendo sequer habituais na paróquia, “se quiseram associar” à iniciativa no “maior bairro social da Europa” onde a ação pastoral “é um permanente desafio”.

CB



Diocese de Lisboa Solidariedade