Portugal: Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus assinalam centenário da morte do fundador
Programa comemorativo começa hoje com uma eucaristia na Casa São Bento Menni, na Diocese da Guarda, presidida por D. Manuel FelÃcio
Guarda, 24 abr 2014 (Ecclesia) – As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus começam hoje a assinalar o primeiro centenário da morte do fundador da congregação, São Bento Menni, (1841-1914), canonizado em 1999 pelo Papa João Paulo II.
De acordo com indicações avançadas à Agência ECCLESIA pelo jornal “A Guarda”, o programa celebrativo vai começar com uma eucarística na Casa de Saúde Bento Menni, situada na diocese egitaniense, bairro da Luz (freguesia de São Vicente), e que será presidida por D. Manuel Felício.
A ocasião vai servir também para assinalar o 20.º aniversário desta instituição, que acolhe doentes com problemas de saúde mental e psiquiátrica, sobretudo em situação de evolução prolongada.
Para a superiora da Casa de Saúde, Isabel Morgado, “o espírito que animou São Bento Menni na realização da missão hospitaleira, como restaurador da Ordem de São João de Deus e fundador da Congregação de Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, continua atual”.
“Hoje o mundo do sofrimento clama por Hospitalidade; continua a ecoar a necessidade de corações sem fronteiras que amem ao jeito do Bom Samaritano, como São Bento Menni”, realça aquela responsável.
A festa do primeiro centenário da morte do santo nascido em Milão, na Itália, vai prolongar-se até abril de 2015 e ter em destaque iniciativas como a conferência “Ícones de Hospitalidade”, no dia 31 de maio, e a peregrinação hospitaleira a Fátima, marcada para 18 de junho.
A Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus foi fundada a 31 de maio de 1881 em Madrid por São Bento Menni, Maria Josefa Récio e Maria Angústias Gímenez.
Trata-se de uma Instituição Particular de Solidariedade Social “que presta assistência e cuidado especializado de saúde integral a pessoas com doença mental”, refere o site da congregação.
Atualmente está presente em quatro continentes e 24 países, incluindo Portugal, onde possui 12 estabelecimentos de saúde, 8 no continente, dois na Madeira e igual número nos Açores.
JAG/JCP
Diocese da Guarda Hospitaleiros