SÃnodo: Cardeal-patriarca antecipa próxima exortação do Papa
D. Manuel Clemente, que participou nas duas assembleias sinodais, fala em documento «importantÃssimo»
Fátima, Santarém, 04 abr 2016 (Ecclesia) - O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, disse hoje em Fátima que a próxima exortação apostólica do Papa, sobre a família e o matrimónio, vai representar “um importantíssimo patamar teológico e pastoral” para a Igreja.
“O Papa Francisco escreve-a na sequência de duas assembleias do Sínodo dos Bispos que situaram no vínculo conjugal e na família a base mais firme da convivência comunitária e social”, realçou, na abertura da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
A exortação apostólica do Papa Francisco, com as conclusões do Sínodo da Família, vai ser publicada a 8 de abril.
D. Manuel Clemente, que participou nas últimas duas assembleias sinodais, assinala como prioridades a " preparação remota e próxima” e o “acompanhamento persistente de cada matrimónio e família”.
“Temos aqui, seguramente, uma perspetivação e um critério imprescindíveis para a ação pastoral no seu conjunto, para que cada comunidade se torne ‘família de famílias’ - e estímulo para a sociedade no mesmo sentido”, precisou.
A exortação apostólica tem como título ‘Amoris laetitia’, ‘A Alegria do Amor’.
Os temas da família estiveram no centro de duas assembleias do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2014 e 2015, por decisão do Papa Francisco, antecedidas por inquéritos enviados às dioceses católicas de todo o mundo.
Esta será a segunda exortação apostólica do atual pontificado, seguindo-se à ' 'Evangelii Gaudium', "A Alegria do Evangelho".
A CEP vai ainda debater a aplicação do Motu Proprio ‘Mitis Iudex Dominus Iesus’, em especial o papel dos bispos diocesanos no processo canónico para as causas de declaração de nulidade, que o Papa decidiu tornar mais simples e breves.
A 189ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, órgão máximo do episcopado católico, conclui-se esta quinta-feira, com a apresentação aos jornalistas do comunicado final e dos documentos aprovados pelos bispos, às 14h30.
OC
FamÃlia SÃnodo dos Bispos