Vaticano

Igreja/Media: Primeiro tweet de um Papa foi há cinco anos

Agência Ecclesia
...
RV/OR
RV/OR

Cidade do Vaticano, 11 dez 2017 (Ecclesia) – A primeira mensagem publicada por um Papa no Twitter foi lançada a 12 de dezembro de 2012 por Bento XVI, na conta ‘@pontifex’, que hoje chega a mais de 40 milhões de pessoas, em nove línguas.

“Queridos amigos, é com alegria que entro em contacto convosco via twitter. Obrigado pela resposta generosa. De coração vos abençoo a todos”, escrevia o hoje Papa emérito, no início de um projeto que foi continuado no pontificado de Francisco.

D. Angelo Becciu, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, estava junto a Bento XVI em 2012 e disse hoje à Rádio Vaticano que, naqueles momentos, o Papa alemão estava “feliz” por poder entrar em diálogo com os cibernautas.

Em relação ao Papa Francisco, o responsável sublinha que apesar de o pontífice “não estar familiarizado com estas novas tecnologias”, não deixa de ser alguém interessado e com vontade de ser atualizado.

“O Papa tem consciência de ser o evangelizador, o primeiro missionário no mundo. Por isso, para ele todos os instrumentos são bons: os instrumentos que possam levar a sua palavra evangelizador”, acrescenta D. Angelo Becciu.

A conta do Papa na rede social Twitter, ‘@pontifex’,atingiu em outubro a marca de 40 milhões de seguidores, com mais de 3 milhões em língua portuguesa.

Há um ano, os seguidores 31 milhões e, segundo a emissora pontifícia, este aumento “comprova a atenção de pessoas cristãs e não cristãs, lideranças políticas e representantes da cultura pelos tweets do pontífice”.

Francisco assinou mais de 1300 ‘tweets’ (alguns apenas numa língua) desde o início do pontificado em março de 2013, lançando vários apelos e resumindo catequeses, homilias e outras intervenções públicas.

A conta do Papa tem atualmente páginas em nove línguas: português, espanhol, inglês, italiano, francês, polaco, latim, alemão e árabe.

O português surge em quarto lugar em relação ao maior número de seguidores.

Bento XVI emérito tinha cerca de 3 milhões de seguidores quando terminou o seu pontificado, após renunciar ao mesmo, no dia 28 de fevereiro de 2013.

O Twitter é a ferramenta de microblogging mais difundida no mundo das comunicações virtuais, com centenas de milhões de utilizadores.

Desde 19 de março de 2015, o Papa Francisco está também presente no Instagram com a conta ‘@Franciscus’, que recentemente chegou aos 5 milhões de seguidores.

A coordenação das contas nas redes sociais é responsabilidade da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé (SPC), em parceria com a Secretaria de Estado do Vaticano.

OC



Comunicações Sociais