Vaticano

Itália: Padre alvo de atentado por parte da Máfia

Agência Ecclesia
...

Lisboa, 02 set 2011 (Ecclesia) – O padre Giuseppe Campisano, conhecido no sul de Itália por “combater a Máfia com o Evangelho”, foi alvo de um ataque a tiro enquanto circulava de carro na cidade de Calábria, adiantou esta quarta-feira a Rádio Vaticano.

“Penso que terá sido apenas um sério aviso”, desvalorizou o sacerdote, que é a atualmente responsável pela paróquia de São Roque, no concelho de Gioiosa Iónica.

O conflito com a Ndrangheta, nome pelo qual é conhecido o crime organizado naquela região, começou quando o padre Campisano decidiu que era preciso dar um “rosto religioso” à festa de São Roque, que vinha mostrando sinais de um “paganismo absoluto”.

“Eles transformaram esta grande celebração numa forma de poder e controlo, já que andam de barraca em barraca a extorquir dinheiro aos vendedores”, acusou o sacerdote, que recebeu entretanto o apoio do seu bispo, D. Giuseppe Morosini.

O prelado de Locri-Gerace classificou o ataque a tiro, levado a cabo no dia 29 de agosto, como um “gesto intimidatório, fruto da covardia de pessoas que não sabem ou não querem enfrentar os problemas através do diálogo civilizado”.

Desafiou ainda todos os habitantes daquela zona, “crentes ou não crentes”, a “ampliarem a sua consciência cívica” e a “não se esconderem no anonimato quando a hora é de enfrentar problemas”.

Quando ao futuro, o padre Giuseppe Campisano sublinha que vai continuar a lutar contra a injustiça, “indo ao encontro das vítimas de extorsão” e contribuindo para a “evangelização de crianças e grupos familiares”.

JCP



Igreja na Cidade