Oitenta cartazes religiosos originais estão expostos na mostra “Cinema e Religião: Um século de Bíblia e Filmes”, patente no Museu de Arte Bíblica de Manhattan, Nova Iorque.
A exposição documenta os estilos e tendências usados nas histórias bíblicas e também o impacto das inovações do cinema religioso no mundo cinematográfico secular.
Um cartaz de um filme de 1898 "The Passion Play of Ober-Ammergau" (Obera-Myrrghow) converteu-se num cartaz modelo usado para os filmes mais importantes até aos nossos dias. Outros cartazes, como o bilhete de art decó para Salomé de 1923, são considerados importantes na história da arte e publicidade.
Estes cartazes pertencem à colecção do sacerdote Michael Morris, O.P, professor de arte e religião na Associação Teológica da Universidade de Berkeley, nos EUA.
Para além dos raros e originais cartazes promocionais, a exposição oferece objectos como a túnica e a capa de Charlton Heston de 1959 do filme premiado "Ben-Hur".
Também estão expostas cartas privadas de realizadores para dar aos que visitam o museu a oportunidade de conhecer as intenções dos criadores quando recriavam histórias bíblicas para o grande ecrã.
Esta exposição termina no dia 17 de Maio.