Declaração do Comité Executivo de “Justiça e Paz Europa” sobre a atual situação na Bielorrússia
Paz e Justiça para a Bielorrússia
Na sequência das eleições presidenciais na Bielorrússia, realizadas a 9 de agosto de 2010, milhares de manifestantes desceram às ruas em protesto contra a manipulação dos seus resultados, originando reações violentas por parte das forças de segurança do país.
Segundo vários relatos, a força desproporcionada a que recorreram as autoridades bielorussas causou, pelo menos, a perda de duas vidas e centenas de feridos.
Cerca de 6000 manifestantes foram detidos e muitos dos que foram de seguida libertados mostram sinais de tortura.
Para além disso, o ataque aos direitos e liberdades fundamentais intensificou-se.
Esta situação alarmante representa uma séria ameaça à justice e à paz, não apenas na Bielorrússia, mas em toda a região vizinha.
Em nome da Conferência das Comissões Justiça e Paz Europeias (“Justiça e Paz Europa”), denunciamos qualquer forma de violência e condenamos firmemente o uso de tortura pelas autoridades bielorrussas contra manifestantes detidos.
Exigimos também a imediata libertação das pessoas presas sem qualquer justificação.
Reclamamos das autoridades bielorrussas o pleno respeito pelos direitos humanos, incluindo o direito à vida, a proibição da tortura, a liberdade de reunião, de informação e de expressão, assim como a adesão aos princípios democráticos.
Congratulamo-nos com a unidade dos Estados membros da União Europeia na demonstração de solidariedade com o povo da Bielorrússia e exprimimos o nosso apoio aos esforços da União Europeia no sentido da adoção de sanções dirigidas aos responsáveis de abusos graves contra os direitos humanos,
Juntamo-nos aos bispos católicos da Bielorrússia no seu apelo pela busca da verdade baseada num diálogo pacífico e inclusivo entre os dirigentes políticos da Bielorrússia e a sociedade no seu todo, de modo a evitar mais violência.
Convidamos todos os cristãos a unirem-se na oração pelo povo da Bielorrússia na próxima terça-feira, 18 de agosto de 2020, às 18.00 CEST, para que prevaleçam a verdade, a justiça e a paz.
Bruxelas, 16 de agosto de 2020
O Comité Executivo de “Justiça e Paz Europa”