Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Internacional

COMECE O futuro do trabalho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

                                                   O FUTURO DO TRABALHO

A comissão de assuntos sociais da COMECE (Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia) publicou um documento de reflexão sobre o futuro do trabalho,em face dos desafios colocados pelas transformações digital e ecológica.

As recomendações finais são sintetizadas nos dezassete pontos seguintes:

Continuar...
 

ERA ESTRANGEIRO...

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Conf. Vaticano 2018 VF

Uma conferência em Roma reuniu cristãos de várias denominações em torno das questões do racismo, xenofobia e nacionalismo populista no contexto das migrações globais

De 18 a 20 de Setembro, numa iniciativa conjunta do Dicastério do Vaticano para o Desenvolvimento Humano Integral e do Conselho Mundial das Igrejas, em colaboração com o Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, realizou-se em Roma uma conferência sobre “racismo. xenofobia e  nacionalismo populista no contexto das migrações globais”. Estive presente como presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz.

Continuar...
 

Manifesto sobre os Pactos Globais das Nações Unidas sobre Refugiados e Migrantes

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Manifesto sobre os Pactos Globais das Nações Unidas sobre Refugiados e Migrantes: Acolher, promover, proteger e integrar

Por ocasião do Dia Mundial do Refugiado, que se assinala a 20 de junho, o Fórum de Organizações Católicas para a Imigração (FORCIM) torna público o seu  Manifesto sobre os Pactos Globais das Nações Unidas sobre Refugiados e Migrantes .

Este Manifesto surge como resposta ao apelo do Papa Francisco de se chamar a atenção dos Governos, especificamente dos responsáveis pelas negociações relativas aos Pactos Globais, sobre considerações particularmente pertinentes que fomentem uma solidariedade mais concreta para com os migrantes e refugiados.

Partindo dos quatro verbos de ação – acolher, promover, proteger e integrar – pretende-se chamar a atenção sobre os princípios que devem estar assegurados nos Pactos Globais para que estes estejam orientados, acima de qualquer outro interesse e intuito, para o bem comum e centrados na integridade e dignidade da pessoa, contemplando a visão de uma só família humana, que habita uma Casa Comum.

 

 

QUESTÕES ECONÓMICAS E FINANCEIRAS Novo documento do Vaticano critica «offshores» e evasão fiscal

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

offshores




 





Oeconomicae et pecuniariae quaestiones

Pelo seu interesse, publicamos aqui alguns extratos do documento da Congregação para a Doutrina da Fé e do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Integral Oeconomicae et pecuniariae quaestiones – Considerações para um discernimento ético sobre alguns aspectos do atual sistema económico e financeiro, publicado a 17 de maio de 2108.
O texto integral pode ser consultado em: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20180106_oeconomicae-et-pecuniariae_po.html&

Continuar...
 

Comunicado Jupax Europa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Após a reunião de secretários gerais da plataforma Jupax Europa, divulgamos o comunicado Uma Fronteira Física entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte poderá provocar um grande mal.

 


Pág. 3 de 6