Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Internacional

Um contributo de “Justiça e Paz Europa“ para a Conferência sobre o Futuro da Europa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

JUPAX logo
A União Europeia - Uma força integradora no Mundo

Um contributo de “Justiça e Paz Europa“ para a Conferência sobre o Futuro da Europa[1]

No espaço de uma geração, de 1989 a 2021, a U.E. mudou em muitos aspetos e o mundo também mudou dramaticamente. Por isso, não nos surpreende que o papel desempenhado pela U.E. noutras partes do mundo e na cena mundial tenha, também ele, mudado. Porém, numa retrospetiva destes últimos trinta anos, estas mudanças parecem ser mais uma adaptação a fatores externos para defesa de interesses de curto prazo. Parecem-nos menos movidos por uma visão baseada em valores por parte dos cidadãos europeus e dos seus dirigentes políticos.

A U.E. mudou em especial pelas razões seguintes:

- um número maior de Estados membros (há 30 anos quase todos os Estados membros tinham um passado colonial e/ou imperial; hoje esses Estados são uma minoria e a geração de políticos com experiência direta desses tempos desapareceu…) e um a menos (Brexit)

- políticas mais integradas, especialmente através do euro e da política monetária comum… e a reafirmação dos Estados membros

O mundo mudou pelas razões seguintes:

- a aceleração das mudanças climáticas

- as consequências sociais e económicas da pandemia da Covid-19, especialmente no que diz respeito ao agravamento da desigualdade entre pessoas e nações

- o desencadear de uma nova corrida aos armamentos e a relutância em assumir compromissos com novos tratados de desarmamento

- o número crescente de pessoas deslocadas

- o enfraquecimento do Estado-Nação e, simultaneamente, o reforço do sentimento nacionalista

Continuar...
 

JUPAX Europa - Assembleia Geral e Workshop Internacional 2021

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

JUPAX logo










Conference of European Justice and Peace Commissions
“Integral ecology: overcoming the social and environmental crisis”
International Workshop and General Assembly, Brussels and Leuven - 1-4 Oct 2021

FINAL DECLARATION
Structural change is necessary for the respect of our Common Home.
The ecological transition has started. It must be fair and just.
We can support and accelerate it. And we will!

 
We, delegates from 21 European Justice & Peace Commissions, came together in person and online for the Annual International Workshop and General Assembly held in Belgium from 1 to 4 October 2021, to fulfil our responsibility for exploring contributions to the ecological transition.
 
The Workshop, co-organised and co-hosted by the Flemish and French-speaking Justice and Peace Commissions in Belgium, was based on Cardinal Cardijn’s methodology of “See, Judge, Act”.
 
The opening ceremony offered us the opportunity to tackle the topic: The Ecological Transition: Limits and Opportunities through three keynote discussions.
 
In his lecture, Prof Jean-Pascal Van Ypersele delivered the scientific point of view, summarizing the essential truth about climate change in ten words and five key points : it’s real (global warming is happening), it’s us (human activity is the main cause), experts agree (there’s a scientific consensus), it’s bad (the impacts are serious and affecting people) but there’s hope (we have the technology needed to alleviate the worst impacts). He also outlined objectives to address the issue in various domains (economy, sustainability, energy efficiency, buildings insulation, mobility, finance, food, and agriculture).
  
Continuar...
 

A Europa deve intensificar a sua resposta global à COVID-19

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

JUPAX logo

A Europa deve intensificar a sua resposta global à COVID-19 (Tradução do original em inglês)

Os países europeus devem acelerar e aumentar o seu apoio a outras nações do mundo nesta fase da pandemia global. No final do encontro de um dia no sábado, 24 de abril, os secretários-gerais da Rede Católica Justiça e Paz na Europa lançaram um apelo urgente aos líderes europeus para que reforcem o mecanismo COVAX e outros mecanismos de ajuda bilaterais e multilaterais. Durante o encontro anual, os representantes de mais de 20 comissões nacionais Justiça e Paz e outras organizações católicas relataram as suas atividades nas atuais condições da pandemia.

O programa incluiu também testemunhos informativos de ativistas da Justiça e Paz no Brasil e no Uganda. Em ambos os países - como também sucede atualmente na Índia - e, na verdade, em 90% dos países do mundo, os serviços essenciais de saúde estão em situação de rutura. A União Europeia, os seus Estados membros e outros países europeus ajudaram generosamente nos últimos meses. Agora, porém, é necessário e urgente intensificar os esforços. São necessárias mais iniciativas não governamentais, inclusive por parte de organizações católicas de ajuda humanitária.

Num outro painel de debate com o Padre Gianni Criveller, Ben Rogers e a eurodeputada Miriam Lexmann, os participantes analisaram a perspetiva de um Acordo Global de Investimento UE-China após a dura implementação de uma nova Lei de Segurança em Hong Kong e violações dos direitos humanos por parte do regime comunista na China.

Nas próximas semanas, e à luz dos seus debates e relatórios deste encontro, os delegados da JP Europa determinarão o tema da sua ação concertada anual de 2022. A assembleia geral anual terá lugar na Bélgica de 1 a 4 de outubro de 2021.

Continuar...
 

O FUTURO DA EUROPA Um apelo ao diálogo como a chave para transições justas

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

                                                                                                                                                               JUPAX logo

                                    O FUTURO DA EUROPA

       Um apelo ao diálogo como a chave para transições justas

Documento base da Ação Concertada das Comissões Justiça e Paz Europeias 2021

   “A vida, apesar de todos os seus confrontos, é a arte do encontro”, (Fratelli Tutti, 215)

1) Contexto: Nos próximos anos, os cidadãos da União Europeia são chamados a contribuir para a Conferência sobre o Futuro da Europa. Esta iniciativa, um projeto conjunto da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia (UE), irá abrir um amplo debate sobre a próxima década e seguintes da UE. O ano de 2021 será também o primeiro ano do pós-Brexit, com a necessidade de reconstruir relações positivas entre o Reino Unido e os seus vizinhos.

Neste contexto, a Justiça e Paz Europa decidiu focar a sua Ação Concertada de 2021 na exploração de antigas e novas formas de diálogo como a chave para o futuro de uma Europa comum e fecunda, um futuro que inclui e cuida de todos os povos e nações europeias, independentemente de estarem ou não na União Europeia.

Continuar...
 

PAZ E JUSTIÇA PARA A BIELORRÚSSIA

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

JUPAX logoDeclaração do Comité Executivo de “Justiça e Paz Europa” sobre a atual situação na Bielorrússia

Paz e Justiça para a Bielorrússia

Na sequência das eleições presidenciais na Bielorrússia, realizadas a 9 de agosto de 2010, milhares de manifestantes desceram às ruas em protesto contra a manipulação dos seus resultados, originando reações violentas por parte das forças de segurança do país. 

Segundo vários relatos, a força desproporcionada a que recorreram as autoridades bielorussas causou, pelo menos, a perda de duas vidas e centenas de feridos.

Cerca de 6000 manifestantes foram detidos e muitos dos que foram de seguida libertados mostram sinais de tortura.

Para além disso, o ataque aos direitos e liberdades fundamentais intensificou-se.

Esta situação alarmante representa uma séria ameaça à justice e à paz, não apenas na Bielorrússia, mas em toda a região vizinha.

Em nome da Conferência das Comissões Justiça e Paz Europeias (“Justiça e Paz Europa”), denunciamos qualquer forma de violência e condenamos firmemente o uso de tortura pelas autoridades bielorrussas contra manifestantes detidos.

Exigimos também a imediata libertação das pessoas presas sem qualquer justificação.

Reclamamos das autoridades bielorrussas o pleno respeito pelos direitos humanos, incluindo o direito à vida, a proibição da tortura, a liberdade de reunião, de informação e de expressão, assim como a adesão aos princípios democráticos.

Congratulamo-nos com a unidade dos Estados membros da União Europeia na demonstração de solidariedade com o povo da Bielorrússia e exprimimos o nosso apoio aos esforços da União Europeia no sentido da adoção de sanções dirigidas aos responsáveis de abusos graves contra os direitos humanos,

Juntamo-nos aos bispos católicos da Bielorrússia no seu apelo pela busca da verdade baseada num diálogo pacífico e inclusivo entre os dirigentes políticos da Bielorrússia e a sociedade no seu todo, de modo a evitar mais violência.

Convidamos todos os cristãos a unirem-se na oração pelo povo da Bielorrússia na próxima terça-feira, 18 de agosto de 2020, às 18.00 CEST, para que prevaleçam a verdade, a justiça e a paz.

Bruxelas, 16 de agosto de 2020

O Comité Executivo de “Justiça e Paz Europa”

 


Pág. 2 de 6