Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Documentos

Nota Pastoral da CEP sobre Migrantes e Refugiados

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Migrantes












Na mensagem para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado de 2018, que ocorreu a 14 de janeiro, o Papa Francisco pedia à Igreja e à sociedade civil para desenvolver uma ação clara em prol dos migrantes, refugiados e vítimas de tráfico humano. Pedia também aos Estados membros da ONU, empenhados num Pacto Global, que enfrentassem a questão migratória, propondo medidas de acolhimento, de proteção, de promoção e de integração destes irmãos nossos que batem às nossas portas, fugidos à fome, à guerra e à perseguição.

Mas, antes de tudo, é necessário admitir o princípio da mobilidade como uma das características das sociedades modernas e integrá-la na legislação de cada país, para que isso aconteça de modo ordenado, legal e seguro.

Continuar...
 

DESINVESTIMENTO EM COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS Nota da CNJP

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

ambiente

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) associou-se hoje ao Movimento Católico Global pelo Clima (Global Catholic Climate Movement) na sua campanha de “desinvestimento” em empresas ligadas à exploração de combustíveis fósseis, tornando pública a Nota DESINVESTIMENTO EM COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS.

 

 

O sentido da vida e o caminho dos povos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

dia-da-mulher-homenagemNota da Comissão Nacional Justiça e Paz no Dia Internacional da Mulher – 8 de março de 2018

A CNJP publica hoje a nota O sentido da vida e o caminho dos povos, por ocasião do dia Internacional da Mulher.

 

Fazer Caminho: Das Pedras ao Fogo da Páscoa - Reflexão para a Quaresma de 2018

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Reflexao Quaresma 2018 capaA Comissão Nacional Justiça e Paz publicou a sua reflexão para a Quaresma de 2018: Fazer Caminho: Das Pedras ao Fogo da Páscoa.

 

51º Dia Mundial da Paz 2018 - Migrantes e refugiados: homens e mulheres em busca de paz

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Comissão Nacional Justiça e Paz quer chamar a atenção para a mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz de 2018.

Quando cada vez mais, em diversos países, se reforçam correntes hostis a migrantes e refugiados, o Papa Francisco, na sua mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano, associa as migrações à construção da paz. Afirma, referindo-se a estas: «Alguns consideram-nas uma ameaça. Eu, pelo contrário, convido-vos a olhá-las com um olhar repleto de confiança, como oportunidade para construir um futuro de paz».

A paz é o que buscam muitos dos migrantes e refugiados: os que fogem da guerra, mas também os que fogem da fome ou da opressão. Para a encontrar, diz a mensagem, «muitos deles estão prontos a arriscar a vida numa viagem que se revela, em grande parte dos casos, longa e perigosa, a sujeitar-se a fadigas e sofrimentos, a enfrentar arames farpados e muros erguidos para os manter longe da meta».

Continuar...
 


Pág. 8 de 13