Comissão Nacional Justiça e Paz

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Documentos

A Desigualdade Salarial Coloca em Perigo a Coesão Social

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou recentemente o Relatório Mundial sobre os Salários 2016/2017 (Global Wage Report 2016/2017: Wage inequality in the workplace) onde analisou, de forma desenvolvida, aspetos da desigualdade salarial no local de trabalho. Esta Agência das Nações Unidas, que integra representantes dos governos, de empregadores e dos trabalhadores, produz estudos e documentos que incorporam conhecimentos do «mundo real» sobre trabalho e emprego considerados rigorosos e credíveis.

A Comissão Nacional Justiça e Paz, ao tomar conhecimento desse relatório, refletiu sobre o seu conteúdo e decidiu tecer algumas considerações sobre os salários, não só em Portugal, como noutros países do mundo.

[documento em PDF]

Continuar...
 

«O "Outro" é um dom a que nos devemos dar» -- reflexão da CNJP para a Quaresma 2017

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

“O cristão — na Quaresma — é chamado a voltar para Deus «de todo o coração» (Jl 2, 12), não se contentando com uma vida medíocre, mas crescendo na amizade do Senhor”. Assim começa o desafo que o Papa Francisco deixa a todos os cristãos nesta preparação para a Páscoa de 2017.

«O "Outro" é um dom a que nos devemos dar» -- reflexão da CNJP para a Quaresma 2017

Continuar...
 

«A Não-Violência Ativa e Criativa» -- Nota da CNJP sobre a mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2017

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 

Mensagem CNJP dia mundial da Paz 2017A Comissão Nacional Justiça e Paz, com esta breve nota, quer chamar a atenção para a oportunidade dos apelos lançados pelo Papa Francisco na sua mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2017.

Salienta esta mensagem que a violência não permite alcançar objetivos de valor duradouro, que responder à violência com a violência e a vingança desencadeia uma espiral de morte infindável, que beneficia apenas poucos “senhores da guerra”. Grandes quantidades de recursos são, desse modo, destinadas a fins militares e subtraídas às exigências da grande maioria dos habitantes da terra. Também não é resposta duradoura à violência a dissuasão nuclear, com a ameaça duma segura destruição recíproca.

[documento em PDF]

Continuar...
 

Uma vida de fidelidade ao Evangelho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O atuais membros da Comissão Nacional Justiça e Paz receberam com pesar a notícia do fim da vida terrena de Alfredo Bruto da Costa, o qual, entre muitos outros empenhos de serviço à Igreja e à sociedade portuguesa, dessa Comissão foi também membro e presidente.

Alfredo Bruto da Costa permanece para todos nós como modelo de dedicação sem limites às causas da justiça e da paz. Movia-o o amor preferencial pelos pobres que decorre da fidelidade ao Evangelho.  Esse amor levou-o a estudar as causas estruturais da pobreza, com as quais nunca se conformou.

Estamos certos de que Deus o acolherá na sua Glória. Esta certeza reconforta-nos e dá-nos força para seguir o seu exemplo.

Lisboa, 11 de novembro de 2016

A Comissão Nacional Justiça e Paz

 

Notícias:

 

«Os mais pobres dos pobres em Portugal. Que futuro?»

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Comissão Nacional Justiça e Paz publicou um comunicado a propósito do estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos sobre o impacto da crise e da austeridade nas desigualdades económicas em Portugal entre os anos 2009 e 2014.

[comunicado em PDF]

 


Pág. 8 de 11