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iniciação cristã |
| 1. Noção e história. Ninguém nasce cristão. Tornar-se cristão implica uma iniciação com várias etapas. (V. catecumenado). Faz-se à maneira de caminhada progressiva, dentro duma comunidade de fiéis. O itinerário pode ser percorrido diversamente, consoante as circunstâncias pessoais e ambientais, mas inclui essencialmente: o anúncio da palavra de Deus, o acolhimento do Evangelho (conversão), a profissão da fé cristã e os sacramentos do Baptismo, Confirmação e Eucaristia (Cat. 1229ss). A i. c. conheceu grande desenvolvimento nos primeiros séculos (primeira expansão do Cristianismo, tempo das perseguições, grande afluência de candidatos com a paz e os favores concedidos à Igreja pelo Império, entrada dos povos bárbaros); entrou em decadência com a generalização do baptismo das crianças e com o ambiente cristão da Idade Média; manteve-se ou foi recuperado em terras de missão até aos nossos dias; e com a descristianização actual, o Conc. Vat. II (SC 64ss) restaurou-a na Igreja latina para os adultos; encontra-se regulada pelo Ritual da Iniciação Cristã dos Adultos (RICA). 2. Estrutura. A i. c. dos adultos, no seu desenvolvimento completo (susceptível de adaptações pessoais e locais), inclui os seguintes tempos e passagens: a) “pré-catecumenado” ou tempo de *evangelização da parte da Igreja, e da conversão inicial da parte do candidato; b) “catecumenado” ou tempo da *catequese e dos ritos conexos, que pode durar meses e anos, terminando com a “eleição”; c) ”purificação” e “iluminação”, ou tempo de intensa preparação espiritual ao longo duma Quaresma, a preparar proximamente para os sacramentos da iniciação; d) finalmente, depois do Baptismo, Confirmação e Eucaristia (primeira Comunhão) na Vigília Pascal, o tempo da “mistagogia”, ao longo dos 50 dias da Páscoa, destinado à experiência da vida sacramental e à inserção na comunhão dos fiéis. 3. Adaptações. Este é o esquema paradigmático, em princípio destinado à i. c. dos adultos. No caso das crianças até ao uso da razão, na Igreja latina, o Baptismo é logo conferido, com a garantia de posterior educação cristã, a qual corresponde a um catecumenado pós-baptismal (catequese) que prepare para a Primeira Comunhão (por volta dos 7 anos) e para a Confirmação (por volta dos 14 anos, segundo decreto da CEP). Nas Igrejas do Oriente, as crianças recebem conjuntamente os três sacramentos da i. c. (comungando sob a espécie de vinho). As crianças em idade de catequese são baptizadas e fazem a Primeira Comunhão depois de um tempo de catequese suficiente para tomarem consciência destes sacramentos, diferindo-se a Confirmação para o termo da catequese de adolescentes. A prudência pastoral ditará as simplificações e as abreviações convenientes ou necessárias, aliás previstas no RICA, nomeadamente para o caso de perigo ou artigo de morte. |
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