Apresentação

Siglas e Abreviaturas

Sugestões


iniciação cristã
1. Noção e história. Ninguém nasce cristão. Tornar-se cris­tão implica uma iniciação com várias etapas. (V. catecumenado). Faz-se à ma­neira de caminhada progressiva, dentro duma comunidade de fiéis. O itinerário pode ser percorrido diversamente, consoante as circunstâncias pessoais e ambientais, mas inclui essencialmente: o anúncio da palavra de Deus, o acolhimento do Evangelho (conversão), a pro­fissão da fé cristã e os sacramentos do Baptismo, Confirmação e Eucaristia (Cat. 1229ss). A i. c. conheceu grande desenvolvimento nos primeiros séculos (primeira expansão do Cristianismo, tempo das perseguições, grande afluência de candidatos com a paz e os favores concedidos à Igreja pelo Império, entrada dos povos bárbaros); entrou em decadência com a generalização do baptismo das crianças e com o ambiente cristão da Idade Média; manteve-se ou foi recuperado em terras de missão até aos nossos dias; e com a descristianização actual, o Conc. Vat. II (SC 64ss) restaurou-a na Igreja latina para os adultos; encontra-se regulada pelo Ritual da Iniciação Cristã dos Adultos (RICA). 2. Estrutura. A i. c. dos adultos, no seu desenvolvimento completo (susceptível de adaptações pessoais e locais), inclui os seguintes tempos e passagens: a) “pré-catecumenado” ou tempo de *evan­ge­li­zação da parte da Igreja, e da conversão inicial da parte do candidato; b) “cate­cumenado” ou tempo da *catequese e dos ritos conexos, que pode du­rar meses e anos, terminando com a “eleição”; c) ”purificação” e “ilumina­ção”, ou tem­po de intensa pre­pa­ra­ção espiritual ao longo duma Quaresma, a preparar proximamente para os sa­cra­men­tos da iniciação; d) finalmente, depois do Bap­tismo, Confirmação e Euca­ristia (pri­meira Comu­nhão) na Vigília Pascal, o tempo da “mistagogia”, ao lon­go dos 50 dias da Páscoa, destinado à experiência da vida sacramental e à inserção na comunhão dos fiéis. 3. Adap­ta­ções. Este é o esquema paradigmá­tico, em princípio destinado à i. c. dos adultos. No caso das crianças até ao uso da ra­zão, na Igreja latina, o Baptismo é logo conferido, com a garantia de posterior educação cristã, a qual corres­pon­de a um catecumenado pós-baptismal (catequese) que prepare para a Primeira Comunhão (por volta dos 7 anos) e para a Confirmação (por volta dos 14 anos, segundo decreto da CEP). Nas Igrejas do Oriente, as crianças recebem conjuntamente os três sacramentos da i. c. (comungando sob a espécie de vinho). As crianças em idade de catequese são baptizadas e fazem a Primeira Comu­nhão depois de um tempo de catequese suficiente para tomarem consciência des­tes sacramentos, diferindo-se a Con­firma­ção para o termo da catequese de adolescentes. A prudência pastoral ditará as simplificações e as abreviações convenientes ou necessárias, aliás previstas no RICA, nomeadamente para o caso de perigo ou artigo de morte.


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