Apresentação

Siglas e Abreviaturas

Sugestões


mérito
Saber se alcançar a vida eterna é exigência do mérito das boas obras ou dom gratuito de Deus tem sido objecto de estudo e de controvérsia na Igreja ao longo dos séculos, estando a resposta diversa a esta questão em parte na ori­gem do cisma protestante. No AT, antes do exílio, a questão do m. punha-se em termos de fidelidade ou infidelidade do povo escolhido à Aliança que com ele fez Javé, reduzindo-se a recompensa a uma felicidade ou desgraça neste mun­do. O trabalho dos profetas pós-exílicos fez descobrir a responsabilidade pes­­soal e a recompensa para além da vida temporal. No NT, S. Paulo, embora insistindo na necessidade das boas obras, põe a acentuação na justificação pela fé. S. Tiago põe a acentuação no carácter meritório das boas obras. Os Evangelhos e o Apocalipse afirmam o carácter meri­tório das boas obras, mas acentuam que a recompensa se deve mais à bondade de Deus do que à jus­tiça. A teologia cató­lica, depois do Conc. de Trento, precisa que o carácter meritório das boas obras resulta da resposta positiva da liberdade humana à graça divina. Tal graça nunca falta, mas é recusada pelo pecador. V. predestinação, retribuição.


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