Apresentação

Siglas e Abreviaturas

Sugestões


mistério
No sentido teológico da pala­vra, é a realidade sobrenatural ou desíg­nio de Deus a nosso respeito que, por transcender a nossa limitada capacidade de compreensão humana, só pela reve­la­ção divina nos é dado conhecer de ma­neira analógica e a que só pela virtude teologal da *fé podemos aderir e viver (cf. Conc. Vat. II, DV 2). São principais mistérios: o da vida íntima de Deus uno e trino (SS. *Trindade); o da *Criação; os da *Encarnação do Verbo divino e o da *Redenção pela morte e ressurreição de J. C. (*mistério pascal); o da conti­nuidade da presença e acção de J. C. na *Igreja; o da animação desta e de cada cris­tão pelo *Espírito Santo; e o da comunicação dos dons de Deus mediante sinais eficazes de graça (*sacramentos). O AT só esporadicamente e nos livros mais antigos emprega o termo m. pela aversão aos cultos mistéricos dos povos contemporâneos. No NT, é sobretudo S. Paulo quem faz mais uso do termo, referido funda­men­tal­mente a J. C. e à sua Igreja. Ocasionalmente refere o m. da iniquidade. Na tradição cristã, Cristo é o m. por antonomásia, estendendo-se o termo aos acontecimentos da sua vida (*Natal, *Páscoa, *Ressurreição, *As­censão…). Este alargamento do uso da pala­vra m. encontra-se, p.ex., nos cha­mados “mistérios do *rosário”. Em linguagem litúrgica, o binómio misté­rios/ /sacramentos refere-se às realidades sobrenaturais a nós concedidas ou dadas a conhecer por Deus (mistérios), e aos sinais eficazes que no-las tornam aces­sí­veis, a saber, os sete *sacramentos e, em geral, toda a liturgia. Nas “orações depois da comunhão”, na missa, com fre­quência se alternam os dois termos para significar o dom da Eucaristia.


É expressamente interdita a cópia, reprodução e difusão dos textos desta edição sem autorização expressa das Paulinas, quaisquer que sejam os meios para tal utilizados, com a excepção do direito de citação definido na lei.